Águas Andradina e Águas Castilho participam de campanha para evitar que o óleo de cozinha contamine a água e danifique a rede de esgoto
Veja 5 atitudes do dia a dia que ajudam a conservar o meio ambiente

Você sabia que um único litro de óleo de cozinha jogado na pia pode contaminar até 25 mil litros de água? Esse volume equivale ao consumo de uma pessoa durante seis meses. Além de representar um grande risco ao meio ambiente, essa prática compromete a infraestrutura dos sistemas de esgoto, sendo uma das principais inimigas do saneamento.
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Iguá Saneamento promove uma campanha para destacar a importância do esgotamento sanitário na preservação da natureza e incentivar o descarte correto de resíduos. Na região, a empresa atua em Andradina e Castilho, por meio das concessionárias Águas Andradina e Águas Castilho, responsáveis pelos serviços de água e esgoto nos dois municípios.
O Brasil consome cerca de 3 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano, mas apenas 5% é reciclado. O restante, muitas vezes descartado de forma inadequada, pode causar enchentes, contaminar a água e afetar o equilíbrio ambiental. Pensando nisso, a Iguá elaborou dicas simples e práticas para incentivar o descarte consciente e a reutilização do óleo usado.
Dicas para descartar corretamente o óleo de cozinha:
-
Deixe esfriar: Após o uso, aguarde o óleo esfriar totalmente antes de manusear.
-
Armazene em garrafa PET: Use garrafas PET transparentes para guardar o óleo. Um funil pode ajudar no processo. Não é necessário coar.
-
Evite vazamentos: Feche bem a tampa da garrafa e armazene em local arejado e fora da luz solar.
-
Procure pontos de coleta: A Iguá mantém pontos de coleta no Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Paty do Alferes (RJ), além de Paranaguá (PR). Em outras cidades, busque locais de coleta disponíveis na sua região.
-
Compartilhe conhecimento: Informe amigos, vizinhos e familiares sobre os danos causados pelo descarte inadequado e como cada um pode contribuir.
Iniciativas locais em Andradina e Castilho
As concessionárias Águas Andradina e Águas Castilho desenvolvem, ao longo do ano, projetos socioambientais com visitas monitoradas aos sistemas de água e esgoto, além de palestras educativas em escolas.
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Águas Andradina receberá os alunos da Escola Municipal Maria Vera Quental Tamai no dia 12 de junho. Já em Castilho, os colaboradores da Águas Castilho ministrarão uma palestra no Clube da Terceira Idade. Informativos sobre o descarte correto do óleo de cozinha também serão distribuídos à população.
Acompanhe mais sobre as ações de Sustentabilidade e Meio Ambiente das concessionárias nos sites: www.igua.com.br/andradina e www.igua.com.br/castilho.