As Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas por profissionais registrados no Crea-SP agora passam a contar com uma nova camada de segurança: o QR Code de autenticação. A utilidade já está disponível para os documentos de Obra/Serviço e Cargo/Função impressos, conforme a Resolução 1.025/2009 do Confea, em qualquer um dos canais oficiais de emissão – CreaNet, app para profissionais, plataforma da nova Certidão de Acervo Técnico (CAT) e no envio via WhatsApp.
O código é apresentado sempre no canto inferior direito da última página impressa da ART e direciona para a Consulta Pública do documento correspondente, permitindo a verificação imediata de autenticidade. Apenas as Anotações que ainda estiverem com status Em Preenchimento ou Enviada não são abrangidas.
A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, destaca que a novidade faz parte de uma série de ações voltadas à modernização dos serviços da autarquia e ao fortalecimento da relação de confiança com os profissionais e a sociedade. “A inclusão do QR Code reforça a confiabilidade das ARTs como documentos oficiais. É uma medida simples, mas que fortalece a transparência, valorizando ainda mais o trabalho de engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores”, afirma.
Além de beneficiar os profissionais na hora de apresentar seus serviços, o recurso facilita o trabalho de fiscalização, consulta e conferência do escopo do trabalho prestado, seja por parte de contratantes, empresas ou instituições públicas. A implementação se soma ainda às outras atualizações recentes, como a funcionalidade de duplicar ARTs já registradas, o armazenamento de rascunhos em nuvem com acesso por múltiplos dispositivos, a tela aprimorada de consulta de documentos e o envio automático do via WhatsApp.