Nos primeiros meses de 2025, o Crea-SP reafirmou seu protagonismo com avanços importantes, que reforçam a presença feminina no Sistema Confea/Crea e Mútua e ampliam a visibilidade de pautas importantes, como a equidade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres. Os destaques do período ficam por conta da conquista do selo bronze da Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019 e do lançamento do Programa Liderança para Mulheres.
Neste ano, o Crea-SP foi reconhecido como o primeiro Conselho profissional e a segunda organização do Brasil a receber o selo bronze da Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019. O certificado é concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE), e atesta o alinhamento institucional às melhores diretrizes de prevenção à violência de gênero.
“O selo bronze comprova que estamos no caminho certo, com ações estruturadas, escuta ativa e políticas consistentes. Representa um marco de responsabilidade com a equidade de gênero e de liderança dentro e fora da autarquia. Fruto de um trabalho comprometido do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP”, destacou a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey. O certificado foi entregue pelo presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Eng. Mario William Esper, durante a Sessão Plenária de abril.
Entre as novidades do período, houve o lançamento do Programa Liderança para Mulheres, com reuniões presenciais e on-line. A iniciativa oferece treinamentos e mentorias para presidentes de entidades de classe, conselheiras, integrantes do Comitê e convidadas especiais, com duração total de 40 horas ao longo do ano. A primeira edição foi especial para o Mês das Mulheres e contou com falas inspiradoras, momentos de escuta e trocas essenciais.
A página do Comitê no site do Conselho passou por uma reformulação. Com uma identidade visual mais moderna e novo layout, a plataforma ganhou uma navegação intuitiva, com notícias, fotos, agenda de eventos e uma seção com biografias de cada uma das integrantes. Tudo isso reforçando o compromisso com a transparência, a valorização das lideranças femininas e o incentivo à participação de mais mulheres na área tecnológica.
“A comunicação é uma ferramenta essencial para construir redes de apoio e fortalecer a nossa imagem e posicionamento. O site passa a ser mais do que uma vitrine: é um espaço de acolhimento, informação e mobilização”, afirmou a coordenadora do Comitê Gestor, Eng. Marci Alves.
O Programa Mulher também marcou presença na reunião do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER), integrou a programação do Encontro Nacional das Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (ENAME) e da primeira edição de 2025 do ‘Por Dentro do Crea-SP’, programa de Estágio Visita do Conselho.
Além disso, foram realizadas palestras em diversas entidades, como a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Guarulhos (ASSEAG); Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira (AEAL) e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarujá (AEAG), que ampliaram o diálogo com quem está no mercado e com os estudantes.
Na agenda dos próximos meses, novos simpósios, trilhas de capacitação e eventos em universidades. “Seguimos unidas, fortalecendo lideranças, promovendo visibilidade e garantindo avanços reais para as mulheres do Sistema e da sociedade. Essa é a nossa missão e ela é contínua”, finalizou a Eng. Nauany Xavier, coordenadora adjunta do comitê.