Trem-bala entre São Paulo e Rio será realidade: passagens a R$ 500 e viagem em menos de 2 horas
O aguardado projeto do trem-bala que conectará São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) está previsto para entrar em operação em 2032.

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Com um tempo de viagem estimado em apenas 1 hora e 45 minutos, os passageiros pagarão R$ 500 por trecho para desfrutar do transporte de alta velocidade.
Investimento de R$ 60 bilhões e operação por 99 anos
Segundo Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil, a empresa obteve autorização do governo federal em 2023 para operar o trem de alta velocidade sem necessidade de licitação, com um contrato de concessão de 99 anos. O investimento previsto é de R$ 60 bilhões, abrangendo a construção de trilhos, estações, compra de trens e sistemas operacionais.
Para viabilizar o financiamento do projeto, a TAV Brasil negocia com fundos de investimento árabes, além de empresas espanholas e chinesas. Parte do retorno financeiro virá da exploração imobiliária ao redor das estações, o que pode gerar uma receita adicional superior a R$ 27 bilhões.
Tempo de viagem e estações intermediárias
O trem-bala operará a uma velocidade de até 320 km/h, percorrendo um total de 417 km entre os centros urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro. Além das estações centrais nas duas capitais, haverá duas paradas intermediárias:
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Volta Redonda (RJ)
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São José dos Campos (SP)
A passagem completa custará R$ 500 por trecho, enquanto viagens entre as estações intermediárias e as capitais sairão por R$ 250.
Alternativa competitiva ao avião e ônibus
Atualmente, a viagem de ônibus entre São Paulo e Rio de Janeiro leva de 5 horas e 45 minutos a 6 horas e 30 minutos. Com o trem-bala, o trajeto será reduzido para 1 hora e 45 minutos, tornando-se uma opção prática e rápida. A duração da viagem será quase tão curta quanto a de aviões comerciais, que levam pouco mais de 1 hora, considerando apenas o tempo de voo.
Cronograma e próximos passos
Os estudos técnicos para o trem-bala estão previstos para ocorrer até o final de 2026. Se todas as aprovações forem concedidas e o cronograma for cumprido, as obras devem começar em 2027, com a primeira viagem sendo realizada em 2032.
O projeto segue inspirações internacionais bem-sucedidas, como os trens de alta velocidade da China e da Coreia do Sul, trazendo ao Brasil uma alternativa moderna e eficiente para a ligação entre duas das principais metópoles do país.
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