Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba avança e leilão está previsto para 2025

Novo trem promete reduzir tempo de viagem para 60 minutos e atender 50 mil passageiros por dia

Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba avança e leilão está previsto para 2025 - Projeto faz parte do Programa SP nos Trilhos - Foto: Pexels
Projeto faz parte do Programa SP nos Trilhos - Foto: Pexels
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O projeto do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Sorocaba, integrante do Eixo Oeste, está avançando e já tem data prevista para leilão: o quarto trimestre de 2025, segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo. A nova linha ferroviária promete revolucionar a mobilidade entre as duas cidades, reduzindo o tempo de deslocamento para apenas 60 minutos.

Atualmente, o percurso entre São Paulo e Sorocaba leva cerca de 110 minutos de carro e até 130 minutos de ônibus, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trem será uma alternativa mais rápida, eficiente e sustentável ao transporte rodoviário.


Detalhes do projeto Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba

Com aproximadamente 100 km de extensão, o trajeto utilizará parte da antiga malha ferroviária e contará com quatro estações principais: Água Branca (na capital), São Roque e duas estações em Sorocaba. A expectativa é que o TIC São Paulo-Sorocaba atenda cerca de 50 mil passageiros por dia, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A estação de Água Branca, ponto de partida do trem, será um polo estratégico de integração com outras linhas da CPTM, do Metrô de São Paulo e de outros trens intercidades em desenvolvimento.


Investimentos e impacto na mobilidade urbana

O projeto faz parte do Programa SP nos Trilhos, lançado em 2024 pelo governo estadual, que prevê 40 iniciativas ferroviárias, incluindo expansões de metrô, VLTs e trens urbanos. O programa totaliza cerca de R$ 194 bilhões em investimentos e deve gerar 150 mil empregos diretos e indiretos, conforme a Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Além da redução do tempo de deslocamento, o novo trem também ajudará a desafogar o tráfego na Rodovia Castello Branco, uma das principais ligações rodoviárias entre São Paulo e Sorocaba, frequentemente afetada por congestionamentos, segundo estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP).


Sustentabilidade e integração com outros modais

O Trem Intercidades Eixo Oeste também contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono, promovendo um transporte mais limpo e alinhado com as metas ambientais. A integração com outros modais — como metrô, trens urbanos e linhas de ônibus — vai proporcionar uma malha de transporte mais eficiente, favorecendo a mobilidade sustentável e inteligente.

Especialistas, como o urbanista Sérgio Avelleda, ex-secretário de Transportes da capital paulista, destacam que essa integração incentivará a migração do transporte individual para o coletivo, promovendo um ambiente urbano mais equilibrado e acessível.


Leilão, cronograma e próximos passos

O cronograma do projeto prevê a realização de audiências públicas no primeiro trimestre de 2025, seguidas da publicação do edital de licitação no terceiro trimestre. O leilão do TIC São Paulo-Sorocaba está marcado para o quarto trimestre de 2025, com assinatura de contrato prevista para início de 2026.

O início das obras deve ocorrer ainda em 2026, com previsão de conclusão entre 2029 e 2030, consolidando o Trem Intercidades como um marco no transporte público paulista.

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