Queda de avião no Irã mata 168 pessoas

Queda de avião no Irã mata 168 pessoas

Um avião iraniano com 168 pessoas a bordo caiu na manhã desta quarta-feira, 15, quando fazia a rota entre Teerã e Yerevan, capital da Armênia. A TV estatal do Irã afirmou que todos os seus ocupantes morreram no acidente - 153 passageiros e 15 tripulantes.

O avião era de propriedade da companhia Caspian Airways e caiu por causas ainda desconhecidas 16 minutos após decolar do aeroporto internacional imã Khomeini de Teerã. Segundo a agência de notícias estatal do Irã, IRNA, o acidente ocorreu quando o avião, um Tupolev, sobrevoava a província de Qazvin, no noroeste do país, a 120 quilômetros de Teerã.

O diretor dos serviços de emergência de Qazvin, Hossein Bahzadpour, disse que o avião se partiu em pedaços e que os destroços estavam em chamas. A TV estatal mostrou imagens de destroços do avião e de algumas partes de corpos.

"Foi um grande desastre com pedaços da aeronave espalhados por uma área de 200 metros quadrados", disse um bombeiro à TV estatal iraniana. "Houve uma explosão que deixou uma vala de dez metros de profundidade no chão. Não pudemos fazer nada. Nós tentamos apagar o fogo da melhor maneira que pudemos", disse ele. Outras imagens de TV mostraram uma grande cratera aberta no solo de uma propriedade rural, com destroços metálicos espalhados pela área. Uma fumaça subia no local, enquanto a polícia e curiosos se aglomeravam ao redor.

A agência semioficial Fars citou uma importante autoridade provincial, Sirous Saberi, dizendo que o avião havia sofrido problemas técnicos antes de tentar fazer um pouso de emergência. "Infelizmente o avião pegou fogo no ar e caiu... Diferentes partes pequenas desse avião podem ser vistas no chão", afirmou.

m fevereiro de 2002, um avião similar da companhia Iran Air Tours caiu entre Teerã e a cidade de Khorramabad, também no Irã, com 105 ocupantes. Em dezembro de 2005, 116 pessoas morreram após o choque de uma aeronave militar AC-130 Hercules que transportava passageiros civis em um edifício de dez andares nos arredores de Teerã.

A Caspian Airlines é uma joint venture russo-iraniana, fundada em 1993, que usa aviões fabricados na Rússia e que opera voos internacionais para países como Hungria, Emirados Árabes Unidos, Síria, Ucrânia, Armênia, Belarus e Turquia, assim como para as principais cidades iranianas. O Irã possui uma frota aérea muito debilitada pelas sanções internacionais econômicas e financeiras sofridas pelo país.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close