Câmara de Andradina aprovou projetos e homenagem a Marcos Citro na primeira sessão ordinária

A Câmara Municipal de Andradina realizou, nesta segunda-feira (3), a primeira sessão ordinária de 2025, marcando o início oficial dos trabalhos legislativos no município.

Foto: Andravirtual
Foto: Andravirtual

Presidida pelo vereador Edgar Dourado (PSDB), a sessão teve como destaque a aprovação de diversos requerimentos e indicações voltados a demandas prioritárias nas áreas de saúde, lazer, educação, infraestrutura, além de quatro projetos de lei em regime de urgência especial. 


Entre os projetos de lei aprovados, está um de autoria do vereador André Ricardo Lopes (PL) que homenageia o empresário Marcos Citro, que faleceu em 2021, dando seu nome à rotatória localizado na intersecção das avenidas Rio Grande do Sul e Clóvis Gomes Beato, no bairro Integração. A aprovação foi unânime e incitou a manifestação de diversos vereadores que lembram a sua importância e de sua família para a história de Andradina.

Marcos Citro

Outro projeto aprovado foi enviado pelo Executivo, autoriza a doação de mobiliários e equipamentos em desuso do município para a Paróquia Nossa Senhora das Graças, visando o aproveitamento responsável de bens públicos. 

A terceira proposta aprovada, também do Executivo, institui o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI-25), que estabelece a redução de juros e multas sobre débitos tributários e não tributários (exceto taxas de água e esgoto), com o objetivo de facilitar a regularização de pendências financeiras e estimular a arrecadação municipal.

Também foi aprovado projeto institui o Programa de Desligamento Voluntário Incentivado – PDVI, também do Poder Executivo.

TRIBUNA LIVRE

Diversos vereadores usaram a tribuna livre. Em primeiro lugar, o vereador Guilherme Pugliese (União Brasil) fez solicitações sobre melhorias na manutenção de locais públicos, entre outras. Em seguida, o vereador Professor Luzimar (PSB) solicitou que o Executivo se manifeste sobre o concurso público realizado no ano passado.

Outro vereador a fazer discurso, Marcel Calestini (União Brasil) chamou atenção para o perigo que envolve o uso de motos elétrica no trânsito do município. Em sua fala, a vereadora Leila Rodrigues (PSDB) defendeu melhorias nas estradas rurais e melhoria de outras vias.

O vereador Hugo Zamboni (MDB) usou a tribuna para falar, entre outros assuntos, do projeto servidor-empreendedor e também pediu esclarecimentos sobre o concurso público realizado. André Lopes fez, em seu discurso, defendeu o fortalecimento de atividades voltadas à prática esportiva e destacou melhorias como a iluminação de locais como o antigo zoológico municipal.

Em sua fala, o vereador Rodarte dos Anjos (Rede) enfatizou pedidos feitos à administração em favor de melhorias em vias de bairros da periferia, e também destacou melhorias no tratamento de dejetos líquidos no patrimônio de Planalto.

Silas Carlos (PDT) pediu campo no bairro Santa Cecilia, reforma das academias a céu aberto e melhorias no patrimônio de Paranapolis. João Máximo (Rede) pediu a limpeza total do CSU localizado na Vila Mineira.

Em seguida, Allan Marcelino (PL) comentou sobre a segurança no trânsito na travessia da linha férrea com a rua Guiomar Soares de Andrade. Professor Klebinho (MDB) solicitou transporte de aluno para as escolas Alice Marques, Maria Vera e Josepha de Jesus Carreira. 

Elaine Vogel (PSD) parabenizou ação das agentes comunitárias e pediu limpezas e ações na cidade para combater à dengue. Eloá Pessoa (PL) pediu concurso para radiologista e parabenizou a ação que atendeu mais de 600 mulheres com exame de mamografia.

Edgar Dourado falou sobre autoria da lei Andradina Limpa e falou sobre as estações elevatórias nos patrimônios de Planalto e Paranapolis.

No final da sessão, o vereador Guilherme Pugliese voltou a usar a tribuna para explicação pessoal em referência a um atendimento a uma cidadã que acumula lixo em sua residência que ele tem acompanhado. Sua fala foi seguida pela manifestação da vereadora Elaine Vogel que comentou também sobre o caso. Edgar Dourado e Hugo Zamboni também se manifestaram sobre a situação.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close