Continua após os destaques >>
As equipes da secretaria vêm encontrando um volume de materiais jogado de forma irregular em boca de lobo. Isso tem causado entupimentos no sistema de drenagem, comprometendo o escoamento da água da chuva e aumentando o risco de alagamentos.
Na quinta-feira (30), uma frente de trabalho fez a limpeza de uma boca de lobo na rua Fundador Paulino Gato, no bairro São José. Durante a atividade, foram retirados mais de dois metros cúbicos de resíduos, como garrafas PET, vidros, madeiras, roupas e até animais mortos. O mesmo ocorreu na avenida Jorge Melen Rezek, no bairro Planalto.
“Esse tipo de descarte irregular compromete a rede de drenagem e traz consequências graves para toda a cidade”, alertou o secretário de Obras, Constantino Vourlis.
FUNDAMENTAIS
As bocas de lobo são fundamentais para o sistema de drenagem urbana. Araçatuba tem cerca de 4 mil deste tipo de dispositivo. Elas possuem grelhas e tampas, geralmente feitas de ferro ou cimento, com a função de captar águas pluviais, evitando alagamentos.
Em Araçatuba, esses dispositivos são revisados, em média, três vezes ao ano, mas o acúmulo excessivo de lixo tem exigido intervenções mais frequentes.
O período de chuvas torna a situação ainda mais preocupante. O entupimento das bocas de lobo dificulta o escoamento da água, podendo resultar em alagamentos e danos a vias públicas, além de representar riscos para motoristas e pedestres.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram