Continua após os destaques >>
Mensagem de Fim de Ano: AEAR
O curso, com duração de 120 horas distribuídas em 15 dias, foi dividido em seis módulos, focando no desenvolvimento de habilidades e atitudes que promovam a organização comunitária como ferramenta para o desenvolvimento rural sustentável. Além disso, o programa visa atender às necessidades das comunidades rurais de maneira participativa, democrática e alinhada às suas realidades socioeconômicas.
Impacto na Comunidade Rural
Solange da Silva Joaquim, coordenadora do Sindicato Rural de Andradina, destacou a importância da iniciativa:
"Creio que o Programa Novo Olhar veio para fazer a diferença tanto para os produtores rurais como para a nossa comunidade. Ele auxilia na organização da comunidade e incentiva os participantes a aumentarem sua renda."
O instrutor Edinaldo Barbosa de Souza também reforçou os impactos positivos:
"Sendo a primeira edição do programa no sindicato rural, nota-se que atendeu diretamente o que foi buscado: auxiliou na organização, potencializou a comunicação entre os participantes e motivou ações que ajudam no aumento da renda e no fortalecimento da comunidade para reivindicar melhorias."
Participantes e Resultados Iniciais
O programa contou com a participação de pequenos produtores e artesãos, que agora estão se mobilizando para criar uma associação informal. Essa rede de apoio busca futuramente se consolidar como uma associação formal e atuante, fortalecendo a cadeia produtiva e promovendo ações conjuntas.
Sebastiana Pereira do Nascimento Neves, participante da primeira edição, comentou sobre a importância do aprendizado:
"Precisamos estudar, renovar e melhorar nossos produtos, criar cooperativas ou fazer parcerias com algum grupo para agregar valor ao nosso material e, assim, termos uma renda maior."
Segundo Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, o programa reflete a missão social do SENAR-SP:
"Melhores condições para o produtor atuar na terra e melhorar a renda são objetivos possíveis de se alcançar com o Novo Olhar."
Próximas Edições
Cada turma do Programa Novo Olhar atenderá entre 15 e 30 pessoas ligadas ao setor rural, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades e a valorização da agricultura familiar.
O Sindicato Rural de Andradina e o SENAR-SP reafirmam o compromisso com o fortalecimento da economia rural e a melhoria da qualidade de vida das famílias do campo.
Destaques >>
Mensagem de Fim de Ano: CGPM
Mensagem de Fim de Ano: Escritório Bandeirante
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram