Eldorado dá mais um passo para construir ferrovia de R$ 890 milhões em MS

Empresa de celulose assinou compromisso de pagar R$ 7,8 milhões em compensações ambientais para implantar ramal de 89 km entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, segundo destacou o jornal Correio do Estado

Foto: reprodução
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Nos planos desde 2010, a construção de um ramal ferroviário ligando a fábrica de celulose da Eldorado de Três Lagoas à Ferronorte, em Aparecida do Taboado, finalmente deve sair do papel. Publicação desta quinta-feira (18) no Diário Oficial do Estado aponta que a empresa conseguiu licença prévia para a instalação e assumiu compromisso de pagar mais de R$ 7,8 milhões em compensações ambientais ao Governo do Estado.

Conforme a previsão inicial, o ramal terá 89 quilômetros e investimentos de R$ 890 milhões. Este valor, de R$ 10 milhões por quilômetro, porém, já está defasado, já que tem como base uma estimativa feita há pelo menos quatro anos. A chilena Arauco, por exemplo, estima gasto de R$ 17 milhões por quilômetro para construção de um ramal de 47 quilômetros em Inocência.

A compensação ambiental exigida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no valor de R$ 7.823.100,00, ocorre em todas as obras que provocam impactos significativos na região em que são instaladas.

Em 2021, a Eldorado conseguiu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construção do ramal ferroviário, mas só em abril deste ano obteve licença para desapropriação, mediante a devida indenização, das terras pelas quais a ferrovia iria passar. O início dos trabalhos, porém, depende de licenças ambientais locais.

A pretensão da Eldorado é usar o ramal para despachar as cerca de 1,7 milhão de toneladas de celulose produzidas por ano até Aparecida do Taboado, por onde passa a linha troncal da Ferronorte. A partir dali, já existe a ferrovia até o porto de Santos. Atualmente, esse transporte até Aparecida do Taboado é feito por caminhões. O volume de celulose, porém, pode dobrar, pois os irmãos Joesley e Wesley Batista, que controlam a Eldorado Celulose, prometem investir em torno de R$ 15 bilhões na fábrica para dobrar sua capacidade de produção.

Porém, um ano se passou e, apesar da assinatura do termo de compromisso da Eldorado para pagar a indenização ambiental divulgada nesta quinta-feira, nem a assessoria da empresa nem a Semadesc informaram se existe uma data para início dos trabalhos de construção da ferrovia. Procuradas, via assessoria de imprensa, Eldorado e J&F não se manifestaram, porém, o espaço continua aberto para as duas empresas.

Concorrência Além da Eldorado, a Suzano, que é proprietária de uma fábrica de celulose em Três Lagoas e tem capacidade para produzir 3,25 milhões de toneladas por ano, também pediu autorização da ANTT para construção de uma ferrovia até Aparecida do Taboado. A agência, porém, já deixou claro que somente será concedida uma única autorização, o que obrigará as concorrentes a utilizarem o mesmo ramal ou forçará uma delas a manter o transporte por rodovia.

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