Continua após os destaques >>
As sementes crioulas são aquelas que não passaram por modificações genéticas através de técnicas científicas, como a transgenia. O propósito é utilizá-las para auxiliar os assentados em sua sobrevivência, tornando possível produzir seu próprio alimento e comercializar seus excedentes, oferecendo uma alternativa para geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.
O programa "Sementes Crioulas" surgiu a partir de um estudo de extensão acadêmica, evoluiu para prática na região, atendendo a centenas de famílias de assentados, e atualmente é a base para um modelo agrícola diversificado e uma forma de manter o autoconsumo para essas famílias. Essas sementes são economicamente viáveis porque podem ser cultivadas com menos insumos externos e apresentam melhor adaptação ao ambiente em que são cultivadas.
Somente em Andradina, há 622 famílias de assentados distribuídas nos assentamentos Josué de Castro, Belo Monte, Arizona, Primavera e Timboré. Para eles, o programa oferece geração de renda, soberania alimentar e segurança nutricional.
Durante a feira, também haverá venda de produtos artesanais, troca de sementes crioulas, mudas de árvores, ervas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
Este evento não só promove a diversidade agrícola, mas também incentiva práticas sustentáveis, resiliência comunitária e preservação do conhecimento tradicional. Junte-se a nós no dia 22 de junho para celebrar e apoiar a resiliência dos agricultores familiares e a riqueza de nosso patrimônio agrícola.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram