Continua após os destaques >>
Contudo, Freitas apresentou uma visão transformadora: explorar o potencial dessa malha para o transporte de passageiros.
A Malha Oeste sempre foi ofuscada pela Malha Paulista, principalmente devido à sua capacidade reduzida para o transporte de carga pesada. No entanto, o governador destacou que essa limitação poderia ser transformada em uma oportunidade, especialmente para o transporte de passageiros. Ele ressaltou que a bitola estreita da Malha Oeste a torna menos adequada para cargas pesadas, mas ideal para o transporte de pessoas, abrindo caminho para uma nova era de mobilidade na região.
Ao mencionar a intenção de desenvolver um projeto para explorar essa possibilidade já no próximo ano, Freitas demonstra sua determinação em levar adiante iniciativas que impulsionem o desenvolvimento regional. Ele citou exemplos bem-sucedidos, como a ligação entre Sorocaba e Bauru, onde o transporte ferroviário de passageiros foi revitalizado com grande sucesso.
A Malha Sul, que passa por Presidente Prudente, também está no radar do governador para receber esse tipo de investimento e transformação. Freitas vislumbra uma rede ferroviária que não apenas conecte cidades e regiões, mas que também promova o desenvolvimento econômico e social ao longo do trajeto.
Essa iniciativa não apenas oferece uma alternativa de transporte mais sustentável e eficiente, mas também promete impulsionar o turismo regional, facilitando o acesso a destinos antes pouco explorados. Além disso, o transporte ferroviário de passageiros pode contribuir significativamente para a redução do congestionamento nas estradas, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram