Na Eldorado Brasil, mulheres marcam presença em todas as áreas

Colaboradoras encontram na empresa oportunidades iguais de trabalho

Mariana Gomes de Almeida
Mariana Gomes de Almeida

Da operação florestal, no Mato Grosso do Sul, até a EBLog, terminal logístico em Santos (SP), passando pela fábrica e pela transportadora, é possível encontrar mulheres exercendo as mais variadas funções na Eldorado Brasil, uma das principais produtoras de celulose do país.

A companhia tem como premissa criar um local de trabalho acolhedor, que respeita as diferenças e estimula os talentos. “Como uma empresa que coloca os colaboradores no centro de tudo que faz, criamos oportunidades para que nossas profissionais possam desenvolver suas carreiras e tenham acesso às melhores oportunidades de crescimento”, afirma Ana Carolina Tessarini, gerente de Atração, Seleção e Desenvolvimento Organizacional.

Líder de Operação Logística I no terminal da Eldorado, a engenheira de produção Mariana Gomes de Almeida, está familiarizada com a rotina do Porto de Santos (SP), onde começou a trabalhar com 14 anos como jovem aprendiz. Na empresa há 9 meses, ela coordena uma equipe de até 20 pessoas. “Eu tinha muita vontade de trabalhar no ramo da celulose, na área operacional, não no administrativo. O que gosto de trabalhar aqui é que sou bem recebida, bem acolhida. Apesar de ser mulher e jovem, eu sou muito respeitada”, diz. “O que deixo de mensagem para as mulheres que querem trabalhar nas operações portuárias é que não desistam e continuem se capacitando. As oportunidades vão surgir.”

Letícia Rios

Em Três Lagoas (MS), Letícia Rios, assumiu o volante de um tritrem na Transportadora Eldorado Brasil em 2022. Antes, ela já havia conduzido outros veículos de grande porte, como ônibus. “Ser motorista de tritrem é um grande orgulho para mim. Apesar da percepção de que esta é uma área predominantemente masculina, é crucial reconhecer que esse pensamento está ultrapassado. Se você, mulher, sonha em ser motorista de caminhão em uma grande empresa, não desista. Devemos perseverar e lutar pelo que queremos, somente assim teremos chances reais de alcançar nossos objetivos.”

Francieli Bridi

Foi essa vontade de crescer que motivou a Francieli Bridi, a conquistar novas posições em sua carreira. Desde 2016 trabalhando na companhia, ela iniciou como Supervisora de Transportes e, dois anos depois, ascendeu para o cargo de Coordenadora de Logística do Mercado Interno. Atualmente, ela é Gerente Funcional de Logística, posto conquistado no ano 2021. Um feito notável em um período curto e exemplo das possibilidades de crescimento dentro da empresa.

“Diariamente, eu aprendo que cada desafio oferece uma oportunidade valiosa de aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal. Para uma mulher que almeja transformar sua carreira, minha dica é: seja corajosa e resiliente. Além disso, é importante fazermos uma avaliação honesta de nossas habilidades, dos pontos a serem desenvolvidos e buscar oportunidades de aprendizado. E por último, não tenham medo de mudar, não tenha medo dos desafios no caminho e de acreditar em seus sonhos e objetivos, isso é fundamental.”

Com histórias e funções diferentes, as mulheres da Eldorado Brasil têm em comum os valores da companhia, como por exemplo, atitude de dono, disciplina e determinação, que juntos aos direcionadores da empresa, formam uma cultura forte e sólida, gerando um ambiente de trabalho motivador e igualitário. “Acreditamos que as empresas possam promover mudanças ao criar um ambiente de trabalho produtivo, apoiado por uma cultura que valoriza o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas, independentemente de suas condições individuais, pois acreditamos que um ambiente diverso enriquecesse nossas experiências e contribuem para o sucesso do negócio” – completou Tessarini.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close