Mistério nos Céus: Nuvem Gigante em Forma de Rolo Surpreende Moradores de Sertãozinho e Ribeirão Preto

A manhã do último domingo, 28 de janeiro proporcionou aos moradores de Sertãozinho e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, uma visão extraordinária nos céus: uma nuvem gigante em forma de rolo atravessando o firmamento.

Foto: Reprodução/X/@climatempo
Foto: Reprodução/X/@climatempo

O fenômeno, embora raro, é mais comum durante o verão, e segundo especialistas da Climatempo, pode atingir impressionantes 1.000 km de comprimento e 2 km de largura.

A nuvem rolo, também conhecida como "arcus", é resultado da combinação de ventos em altitudes diferentes soprando em direções contrárias. Essa interação única provoca a formação do rolo no céu, criando um espetáculo natural impressionante para quem teve a sorte de presenciar o evento.

De acordo com os meteorologistas, o fenômeno ocorre quando as condições atmosféricas propiciam a combinação perfeita de ventos e umidade. À medida que ventos em altitudes diferentes se chocam e seguem em direções contrárias, a nuvem rolo toma forma, dissipando-se gradualmente à medida que o contraste entre umidade e temperatura do ar diminui.

Embora seja um evento espetacular, a nuvem rolo não é desconhecida pelos brasileiros. No ano passado, moradores de Goiás foram surpreendidos por um fenômeno semelhante, registrando o momento em que a nuvem parecia engolir prédios e casas em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais.

Esse tipo de fenômeno meteorológico serve como um lembrete fascinante da complexidade e beleza da natureza, despertando a curiosidade e o espanto daqueles que têm a oportunidade de testemunhar tais eventos raros. À medida que compartilhamos essas imagens incríveis, lembramos que, embora a natureza possa nos surpreender, ela também nos proporciona momentos de pura maravilha e admiração. Compartilhe essa história extraordinária com seus amigos e familiares e continue a apreciar as maravilhas que o nosso planeta tem a oferecer.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close