O Boom do Setor de Beleza em Araçatuba

Em 2023, Araçatuba experimentou uma notável expansão em seu crescimento econômico, com uma ênfase especial no florescente setor de beleza.

Divulgação
Divulgação

Este surto não apenas destaca o espírito empreendedor local, mas também revela oportunidades abundantes distribuídas por toda a cidade, refletindo um potencial diversificado.

De acordo com os dados compilados pela Plataforma Observatório Econômico da Prefeitura de Araçatuba, operacionalizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho, o setor de serviços na cidade está em ascensão. Entre janeiro e novembro de 2023, testemunhamos a criação de 1.538 novos postos de trabalho, representando um aumento significativo de 11,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Crescimento Explosivo no Setor de Beleza

Dentro do setor de serviços, o segmento de beleza se destaca como uma verdadeira joia, sendo responsável pela inauguração de 379 novos empreendimentos durante este período. Além disso, um notável aumento de 8,8% no Índice de Potencial de Consumo (IPC) para o segmento de higiene e cuidados pessoais, totalizando R$ 235,2 milhões no ano passado, sublinha a importância e o dinamismo deste setor na economia local.

Panorama Empreendedor na Beleza

No setor de beleza, atividades como cabeleireiros, manicures e pedicures lideraram a expansão, com a abertura de 211 novos estabelecimentos. O segmento de estética e outros serviços de cuidados com a beleza também teve uma presença significativa, adicionando 115 novas empresas ao mercado. O comércio varejista de cosméticos e produtos de perfumaria consolidou sua posição, com a inauguração de 52 novas lojas.

Apesar de um ligeiro declínio nas aberturas de estabelecimentos de cabeleireiros, manicures e pedicures em comparação ao mesmo período de 2022, o setor de estética e outros serviços de cuidados com a beleza experimentou uma expansão de 3,0%. O comércio varejista de cosméticos e produtos de perfumaria manteve sua estabilidade no mercado.

O Perfil Empreendedor: Pequenos Negócios à Frente

O perfil das empresas abertas revela um cenário encorajador para pequenos negócios. Com 272 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 107 empresas de maior porte, incluindo Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), fica evidente que o mercado é acessível a empreendedores de diferentes escalas.

Distribuição Geográfica: Um Desenvolvimento Equilibrado

A distribuição geográfica dos novos negócios mostra uma ampla dispersão por toda a cidade, refletindo um desenvolvimento equilibrado e acessível. O bairro Umuarama destaca-se como o principal polo, acolhendo 35 novas empresas. O Centro da cidade também se mostra como um núcleo importante, com a abertura de 16 estabelecimentos. Bairros como Conjunto Habitacional Hilda Mandarino e Morada dos Nobres acompanham essa tendência, cada um com 10 novos negócios.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close