IPVA 2024 em São Paulo terá redução de 4,1%, afirma Fipe

O cenário para os proprietários de veículos em São Paulo está prestes a ficar mais amigável em 2024, pois o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) apresentará uma redução nominal de 4,1%.

Foto: pexels.com
Foto: pexels.com

Essa informação, confirmada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), revela uma mudança positiva nos valores do imposto em comparação com o ano anterior.

Análise Detalhada: A pesquisa da Fipe, que examinou 2.642 modelos e versões de carros de todas as marcas, utilizou como base o mercado de setembro de 2023, comparando-o com o mesmo período do ano anterior. A queda de 4,1% nos valores praticados no varejo reflete uma tendência que certamente será bem recebida pelos proprietários de veículos em São Paulo.

Alíquotas Inalteradas: Um ponto importante a ser destacado é que as alíquotas do IPVA permanecem inalteradas, aplicando-se tanto a carros novos quanto a usados. Confira as porcentagens que vigorarão em 2024:

  • Carros de passeio: 4%
  • Motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%
  • Caminhões: 1,5%
  • Veículos de locadoras com registro em São Paulo: 1%

Essa estabilidade nas alíquotas oferece previsibilidade aos proprietários, garantindo que não haverá surpresas desagradáveis ao calcular o valor do imposto para o próximo ano.

Formas de Pagamento: Além da boa notícia sobre a redução no valor do IPVA, os proprietários terão opções flexíveis para quitar o imposto em 2024. As formas de pagamento incluem:

  • À vista: Aqueles que optarem por pagar em cota única em janeiro terão direito a um desconto de 3%. Uma oportunidade para economizar e garantir a regularização do imposto logo no início do ano.

  • Parcelamento: Para quem preferir uma abordagem mais flexível, há a opção de parcelamento, embora sem desconto. Essa alternativa permite distribuir o pagamento ao longo do ano, adequando-se às diferentes situações financeiras dos proprietários.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close