Enfrentando a Onda de Calor em Mato Grosso do Sul: Três Lagoas no Topo dos Termômetros

Com temperaturas escaldantes atingindo o auge neste domingo (17), Mato Grosso do Sul está no centro de uma intensa onda de calor, e Três Lagoas lidera o ranking como a cidade mais quente de todo o Brasil, registrando incríveis 41,9 ºC, segundo dados da ClimaTempo.

Divulgação/Governo MS
Divulgação/Governo MS

Em meio a essa sauna natural, Água Clara não fica para trás, conquistando o terceiro lugar com 40,3 °C.

Onda de Calor Extrema

O termômetro sobe implacavelmente, e o calor persistente é resultado de uma onda de calor que se instalou no país desde o fim da última semana. A expressão "onda de calor" é aplicada quando a temperatura permanece cinco graus Celsius acima da média por um período entre três e cinco dias. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi acionado às 12h do dia 15 de dezembro, sinalizando que o calor intenso persistirá.

Alerta para a Segunda-feira (18)

A batalha contra o calor não dá trégua na segunda-feira (18), com temperaturas elevadas castigando o estado. Além disso, um alerta foi emitido devido à baixa umidade relativa do ar, prevista para ficar abaixo dos 30% em todo o centro-norte, incluindo a capital, Campo Grande.

Embora não haja previsão de tempestades, a chuva deve fazer uma entrada discreta, principalmente durante o período da tarde. Essa condição, no entanto, não traz alívio significativo, pois a sensação de abafado persiste.

Como Enfrentar o Calor Intenso

Diante desse cenário escaldante, é crucial adotar medidas para lidar com as altas temperaturas e a baixa umidade. Aqui estão algumas dicas para enfrentar essa onda de calor:

  1. Hidratação Constante: Mantenha-se hidratado, ingerindo água regularmente para compensar a perda de líquidos devido ao calor excessivo.

  2. Proteção Solar: Use protetor solar para evitar danos à pele causados pelos raios ultravioleta.

  3. Roupas Leves: Opte por roupas leves e respiráveis para minimizar o desconforto térmico.

  4. Ambientes Climatizados: Busque refúgio em ambientes climatizados sempre que possível, especialmente durante os horários de pico de calor.

  5. Evite Exercícios Intensos: Reduza a intensidade das atividades físicas ao ar livre e opte por horários mais frescos para se exercitar.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close