Continua após os destaques >>
Essa ação pioneira, realizada pelo frigorífico da Friboi, empresa da JBS, marca o início do transporte pelo Corredor Rodoviário Bioceânico, estabelecendo uma conexão vital entre o Brasil e o Chile.
A Friboi, uma das principais representantes do setor, foi a escolhida para liderar essa jornada que ligará as empresas brasileiras aos mercados chilenos. Doze toneladas de carne congelada e desossada bovina estão a caminho, cuidadosamente acondicionadas em um caminhão refrigerado, saindo da unidade industrial na saída para Sidrolândia, em Campo Grande.
O evento ganha ainda mais destaque ao ser parte da terceira edição da expedição organizada pelo Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte), dedicada a promover a Rota Bioceânica. Durante essa viagem, a equipe estará atenta às condições para a imediata utilização da rodovia, bem como aos avanços na área de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior.
A jornada da carne bovina sul-mato-grossense é tão grandiosa quanto o projeto que a impulsiona. A carreta deixou a unidade Friboi de Campo Grande 2, cruzou o Rio Paraguai por meio de balsa e atravessará diversas cidades argentinas antes de atingir seu destino final em Iquique, no Chile. "Essa nova opção de rota pode diminuir o tempo de entrega aos nossos clientes chilenos, por exemplo, em até 5 dias, agilizando o fluxo no transporte dos produtos", comentou Bruno Correa, da equipe de exportação da Friboi.
A escolha estratégica da Friboi para representar as empresas brasileiras nesse marco histórico destaca a confiança depositada no setor de carnes do Mato Grosso do Sul. A previsão otimista é de que a carne sul-mato-grossense alcance a cidade chilena de Iquique até o dia 29 de novembro, marcando não apenas uma expansão geográfica, mas também a abertura de novas oportunidades comerciais para ambas as nações.
O Brasil e o Chile, unidos pela Rota Bioceânica, testemunham não apenas a eficiência logística, mas também a resiliência e a capacidade de adaptação das empresas diante dos desafios globais. Este é apenas o começo de uma nova era de oportunidades comerciais, consolidando Mato Grosso do Sul como um protagonista vital no cenário internacional.
Rota
A Rota Bioceânica criará importante conexão viária entre o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico. Terá início em Mato Grosso do Sul, na cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo; atravessará em território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique. A nova rota percorrerá os quatro países por um traçado de 3.320 quilômetros, encurtando a distância entre o Brasil e a Ásia em 8 mil km (o equivalente a 15 dias).
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram