Suzano: Uma Jornada de Empreendedorismo, Inovação e Liderança Global

A história fascinante da Suzano tece-se desde os primeiros passos de Leon Feffer, um imigrante ucraniano que desembarcou no Brasil sem compreender o português, mas com uma determinação incansável de trabalhar arduamente.

Unidade de Três Lagoas. Divulgação
Unidade de Três Lagoas. Divulgação

De vendedor ambulante a visionário empresário, Leon foi o precursor, transformando a Suzano na maior produtora de celulose do planeta.

A genialidade estratégica da Suzano surgiu com a aposta no eucalipto para a produção de celulose. Enquanto o resto do mundo concentrava-se em árvores de fibra longa, que demoram uma eternidade para crescer, a Suzano, sob a liderança de Max Feffer, filho de Leon, optou pelo eucalipto. Além de crescer rapidamente, o eucalipto possui a vantagem de ser cortado a cada 7 anos, colocando o Brasil no mapa como gigante do setor, com uma invejável vantagem competitiva.

A história da Suzano é uma saga repleta de altos e baixos, mas sempre caracterizada por uma incrível capacidade de se reinventar. Nos anos 90, a empresa enfrentou desafios com a queda dos preços da celulose e a desvalorização do real. Contudo, como diz o ditado, "é na crise que surgem as oportunidades", e a Suzano não deixou a peteca cair. Sob a liderança de David Feffer, a empresa focou na governança corporativa e na expansão, incluindo a aquisição da parte da VCP na Ripasa e a inauguração da planta de Imperatriz no Maranhão.

O ápice dessa jornada foi a fusão com a Fibria, anunciada em 2018 e concluída em 2019, criando a maior produtora mundial de celulose. Essa fusão representou um marco no setor, consolidando a posição de liderança da Suzano no mercado global.

Hoje, a Suzano é uma potência global, com um faturamento de quase R$ 50 bilhões e lucro líquido de R$ 3 bilhões. Com 37.000 colaboradores e presença em mais de 100 países, a empresa não apenas representa o Brasil no cenário global, mas também é um exemplo de inovação, resiliência e sucesso empresarial.

A história da Suzano é uma verdadeira inspiração. Da visão de um imigrante a uma das maiores empresas do mundo, a trajetória da Suzano é a prova de que com visão, inovação e muito trabalho, é possível transformar desafios em oportunidades e escrever uma história de sucesso. Junte-se a nós nessa celebração da resiliência e sucesso da Suzano!

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close