"Superlua Azul" iluminará o céu no dia 30 de agosto

No próximo dia 30 de agosto, um espetáculo celestial extraordinário acontecerá nos céus: a "Superlua Azul". Embora o nome possa induzir a pensar em uma Lua de cor azul, na verdade, o tom que irá iluminar a noite será alaranjado. Essa rara coincidência de eventos lunares é a convergência de três fenômenos astronômicos fascinantes.

Divulgação
Divulgação

O termo "Lua azul" refere-se à ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês. Esse fenômeno ocorre esporadicamente devido ao ciclo lunar de cerca de 29,5 dias. Com a última Lua cheia, conhecida como "Lua de esturjão", tendo surgido no dia 1º de agosto de 2023, a Lua cheia do dia 30 de agosto adquire a denominação especial de "Lua azul".

Estas "Luas azuis do calendário" ocorrem a cada dois ou três anos, tornando este evento celestial uma oportunidade única. A próxima Lua azul está prevista para o dia 31 de maio de 2026, portanto, é uma ocasião que vale a pena presenciar e aproveitar.

Além das "Luas azuis", existe outro tipo conhecido como "Lua azul sazonal". Este termo refere-se à terceira Lua cheia dentro de um ciclo de quatro luas cheias durante uma estação astronômica. Esse fenômeno acontece quando um ano apresenta 13 luas cheias, em vez das habituais 12. A próxima "Lua azul sazonal" está prevista para o dia 19 de agosto de 2024.

O fenômeno da "superlua" descreve uma Lua cheia que está em sua posição mais próxima da Terra durante sua órbita. Devido à natureza elíptica da órbita lunar, a Lua alcança tanto o ponto mais próximo (perigeu) quanto o ponto mais distante (apogeu) a cada mês.

De acordo com Fred Espenak, um astrônomo e ex-calculador de eclipses da NASA, quando a Lua está a até 90% de sua distância do perigeu, ela é considerada uma "superlua". A segunda Lua cheia de agosto será a terceira de um total de quatro superluas em 2023. Embora esteja a apenas 185 km mais próxima em comparação com a Lua cheia do dia 1º de agosto, esta "superlua azul" ainda será a maior e mais brilhante do ano.

Após o espetáculo da "superlua azul", em 29 de setembro, poderemos esperar pela "Lua da Colheita", que será a última superlua de 2023. Esta é uma das luas cheias mais reconhecíveis e aguardadas do ano, fechando com chave de ouro um ciclo lunar repleto de maravilhas.

Este evento celestial nos lembra da imensidão e beleza do universo que nos cerca. Marcando uma convergência rara de fenômenos lunares, a "Superlua Azul" certamente será um espetáculo digno de admiração e contemplação. Portanto, não perca essa oportunidade única de testemunhar a majestade do cosmos no próximo dia 30 de agosto.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close