Prevenção de Quedas em Idosos: Medidas Simples para Evitar Acidentes

Este texto destaca a importância da prevenção de quedas em idosos, abordando estatísticas alarmantes sobre a incidência de quedas nos Estados Unidos e no Brasil. São mencionadas as principais causas das quedas, como alterações físicas e ambientais, bem como fatores de risco associados

Foto: pexels.com
Foto: pexels.com
Dr. Fábio Cegatto Martins
Dr. Fábio Cegatto Martins
Domingo, 4 jun 2023 - 09h58 | Atualizado: Domingo, 4 jun 2023 - 10h00

Você sabia que as quedas são a principal causa de morte acidental e a 7ª causa principal de mortalidade em pessoas com mais de 65 anos nos Estados Unidos? No Brasil, estima-se que cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. As quedas podem causar fraturas, lesões, hematomas, dor e perda de independência. Por isso, é muito importante prevenir as quedas e saber como agir caso elas aconteçam.

As quedas podem ter várias causas, como alterações na visão, no equilíbrio, na força muscular e na sensibilidade. Além disso, fatores ambientais, como pisos escorregadios, tapetes soltos, iluminação ruim e obstáculos no caminho também podem contribuir para as quedas. Outros fatores que aumentam o risco de quedas são doenças crônicas, uso de medicamentos, consumo de álcool e falta de atividade física.

Para prevenir as quedas em idosos, é preciso adotar alguns cuidados simples, como:

Fazer exames médicos regularmente para avaliar a saúde dos ossos, da visão e do equilíbrio;

Usar óculos ou lentes adequados e evitar mudanças bruscas de luminosidade;

Usar sapatos confortáveis e antiderrapantes e evitar andar descalço ou de meias;

Manter uma alimentação saudável e rica em cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos;

Praticar exercícios físicos regularmente para melhorar a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio;

Evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro;

Revisar os medicamentos com o médico e informar sobre possíveis efeitos colaterais;

Adaptar a casa para torná-la mais segura: retirar tapetes e objetos do chão, colocar barras de apoio no banheiro e nas escadas, instalar tapetes antiderrapantes nas áreas molhadas, iluminar bem os ambientes e usar corrimãos.

Se você presenciar ou sofrer uma queda, mantenha a calma e peça ajuda. Não tente se levantar sozinho se sentir dor ou dificuldade. Verifique se há algum sangramento ou ferimento e procure atendimento médico se necessário. Lembre-se de que as quedas podem ser evitadas com medidas simples e que a prevenção é o melhor remédio.

Dr. Fábio Cegatto Martins
Clínica Oculare
José Augusto de Carvalho, 1347 - Centro, Andradina
Agendamento:  (18) 99773 6636

 

nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Andravirtual sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close