Escolas municipais de Andradina substituem sirenes por sinaleiros musicais para alunos com TEA

A Secretaria de Educação de Andradina está promovendo uma mudança importante nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A partir de agora, os sinais sonoros tradicionais das escolas estão sendo substituídos por sinaleiros musicais mais agradáveis aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA), que sofrem com hipersensibilidade sensorial e podem ter reações negativas a estímulos sonoros intensos

Divulgação
Divulgação

A Secretaria da Educação de Andradina está implementando uma mudança importante nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Em vez dos sinais escolares tradicionais, que podem causar sobrecarga sensorial e afetar negativamente alunos com transtorno do espectro autista (TEA), estão sendo introduzidos sinaleiros musicais mais agradáveis aos seus sentidos.

Essa mudança começou na Escola Municipal “Zoraide de Carvalho Oliveira”, que testou a substituição da sirene tradicional pela música “Superfantástico”, do grupo musical infantil ”Balão Mágico”, na manhã desta sexta-feira (14). A iniciativa tem como objetivo tornar o ambiente escolar mais acolhedor e confortável para os alunos com TEA, que sofrem com hipersensibilidade sensorial e podem experimentar fobia, pânico e agressividade quando expostos a estímulos intensos.

A secretária de Educação, Estela Cassiolato Goda, destaca a importância de adequar os sinais sonoros nas escolas para melhorar a experiência dos alunos com TEA. Essa mudança simples pode ter uma grande eficácia em tornar o ambiente escolar mais agradável e saudável para eles. A ideia é que, gradativamente, os sinaleiros musicais substituam as sirenes em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close