Continua após os destaques >>
O Sebrae está investindo em capacitar Agentes de Orientação ao Negócio Rural (AOR) para levar inovação e boas práticas de gestão e empreendedorismo aos trabalhadores rurais.
Até junho deste ano, serão capacitados até 200 novos agentes, que irão integrar a rede de agentes do Sebrae, atuando junto ao ALI Rural e aos demais agentes já em atuação em outras frentes. Esses profissionais serão os facilitadores do Negócio Certo Rural (NCR), que visa elevar a produtividade, competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios rurais.
O Acordo de Cooperação Juntos pelo Agro, que conta com a parceria do Sebrae, CNA e SENAR, está investindo R$ 350 milhões de reais para viabilizar todas as ações nos próximos anos, visando promover o crescimento dos negócios, o acesso a mercados e o desenvolvimento territorial.
Dados mostram que as empresas que receberam acompanhamento do Sebrae possuem mulheres na liderança e obtêm insumos de comunidades locais, indicando um impacto social positivo. Novas turmas de capacitações para os agentes já estão sendo negociadas para o segundo semestre, ampliando a intervenção do Sebrae no campo e possibilitando uma execução nacional relevante no setor do agronegócio brasileiro.
O projeto de apoio à gestão dos pequenos negócios rurais é de extrema importância para as instituições envolvidas, e em 2022, o sucesso das ações foi comprovado com a superação da meta de atendimentos da parceria em 127%, alcançando mais de 58 mil clientes. Para 2023, o objetivo é criar ações ainda mais robustas e formatar estratégias conjuntas para potencializar a parceria. Outra meta é ampliar a oferta do curso Negócio Certo Rural para pequenos produtores em todo o Brasil, capacitando consultores do Sistema Sebrae para essa finalidade.
E não para por aí! O aplicativo Guia do Campo também está sendo aprimorado e agora terá acesso a conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo Senar, Sebrae e CNA, além de complementar outras ações, como a Plataforma Do Brasil à Mesa, que promove e divulga alimentos artesanais. Essas iniciativas visam elevar a produtividade, competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios rurais, promovendo o crescimento dos negócios, o acesso a mercados e o desenvolvimento territorial. Com um investimento de R$ 350 milhões de reais pelas instituições envolvidas nos próximos anos, espera-se uma execução nacional relevante no setor do agronegócio brasileiro.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram