Continua após os destaques >>
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou seu ranking de 2023 para o Índice de Cidades Empreendedoras do Brasil, onde São Paulo conquistou o primeiro lugar, seguida por Florianópolis e Joinville, ambas cidades de Santa Catarina. A avaliação é baseada em sete critérios, incluindo infraestrutura, acesso ao capital, inovação, capital humano e ambiente regulatório.
São Paulo se destacou na categoria de infraestrutura, sendo avaliados itens como conectividade das vias, decolagens e proximidade com os portos. A cidade também obteve a melhor pontuação na categoria de "acesso ao capital", tornando mais fácil o acesso a empréstimos e investimentos.
Já em Florianópolis, o destaque ficou para o capital humano e a inovação. Na avaliação do capital humano, foram consideradas proporções de adultos com ensino médio e superior, notas dos alunos concluintes de alta qualidade e acesso a cursos técnicos e profissionalizantes. Enquanto que em inovação, as métricas incluíram quantidade de patentes, investimentos do BNDES, economia criativa e indústria inovadora.
Por fim, Joinville teve o melhor ambiente regulatório entre as três cidades, tendo uma melhor agilidade nos processos, tributação e menor complexidade na burocracia local.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram