A sessão da Câmara de Andradina, realizada nesta segunda-feira (13), foi marcada pela homenagem dos vereadores aos policiais militares do 28º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) que atuaram no salvamento da pequena Helena, de 11 dias. A criança estava engasgada, com leite materno, sem respiração aparente. O caso aconteceu no dia 30 de outubro do ano passado, dia do segundo turno das eleições.
Diversos representantes da corporação estiveram no plenário nesta segunda para acompanhar a entrega da honraria, que foi proposta pelo vereador Fabrício Henrique Mazotti (Podemos), que destacou que todo o Legislativo estava orgulhoso do trabalho dos policiais, neste e em outros casos em que servem à população, com honra e bravura.
Na noite do salvamento, os policiais militares chegavam à sede do Batalhão, após terem trabalhado nas eleições, quando foram surpreendidos pela entrada do casal Leandro Cerchini Barbosa e Mariana Ananias Brito, trazendo nos braços a criança.
Prontamente os Policiais Cb Gomes, Cb Marcos, da Infantaria e Cb Beraldo, do policiamento rodoviário, atuaram, empregando a “manobra de Heimlich”, proporcionando o desengasgamento da pequena Helena.
A mãe, Mariana, por ter corrido grande distância à pé, após ter feito cesárea, passou mal. A unidade de Resgate foi acionada e compareceu na sede do Batalhão, prestando o apoio à ambas. Não foi necessário o encaminhamento da mãe e filha à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), sendo liberadas horas depois, salvas.
Leandrodeclarou que, após ver a filha engasgada, teve a única ideia de correr para o quartel da Polícia Militar, pois sabia que lá receberia pronta ajuda, como foi o que ocorreu.
HOMENAGEADOS
- Cabo PM Marcos Alexandre de Almeida, 18 anos de profissão.
- Cabo Rogério Gomes, 12 anos de profissão. Força Tática do 28º BPM/I;
- Cabo PM Everton Arnaldo Beraldo, 24 anos de profissão.