Três Lagoas tem mais de 132 mil habitantes de acordo com prévia do Censo Demográfico 2022 do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou e enviou hoje (28) ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Prévia da população com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro e, de acordo com o documento, Três Lagoas tem 132.651 mil habitantes, enquanto o Estado de Mato Grosso do Sul alcançou o número de 2.833.742 habitantes, 7ª menor população entre as Unidades da Federação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou e enviou hoje (28) ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Prévia da população com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro e, de acordo com o documento, Três Lagoas tem 132.651 mil habitantes, enquanto o Estado de Mato Grosso do Sul alcançou o número de 2.833.742 habitantes, 7ª menor população entre as Unidades da Federação.

Ainda de acordo com os dados prévios, haja vista que devido aos atrasos ocorridos no Censo Demográfico de 2022 não foi possível finalizar a coleta em todos os municípios do país a tempo de se fazer a divulgação prévia dos resultados da pesquisa, os cinco maiores municípios de MS são: Campo Grande (942.140), Dourados (261.019), Três Lagoas (132.651), Corumbá (94.874) e Ponta Porã (90.756). Já os cinco menores são: Rio Negro (4.691), Alcinópolis (4.670), Taguarussu (3.634), Figueirão (3.520) e Jateí (3.315).

Para viabilizar o cumprimento das obrigações legais do IBGE em relação à divulgação das populações municipais do corrente ano, foram adotadas estratégias que visaram a utilizar o máximo de informações coletadas na pesquisa, complementado, quando necessário, com estimativas realizadas com base nos próprios dados do Censo.

Importante destacar que o número de habitantes é utilizado oficialmente para o cálculo do Fundo Nacional de Participação dos Municípios e para determinar o tamanho das representações políticas (quantidades de vereadores e de deputados federais e estaduais).

De acordo com o diretor de pesquisas, Cimar Azeredo, apesar dos desafios, como a falta de recenseadores, pandemia, fenômenos climáticos, fake News, problemas com o sistema de pagamento e inúmeras Medidas Provisórias, o Censo está em vias de ser concluído.

METODOLOGIA DA PRÉVIA

Azeredo também explicou a metodologia da prévia da população a partir dos dados parciais coletados no Censo 2022 no encontro Censo Demográfico – Avanços e Desafios, realizado na manhã de ontem (27), no Rio de Janeiro.Conforme explicado em nota técnica, para os municípios considerados como coletados (4.410 municípios), a população considerada foi aquela observada na pesquisa, além de ter recebido o devido tratamento da não-resposta, que foi realizado por meio de uma reponderação.

Nos demais municípios, aqueles não totalmente coletados (1.160 municípios), a população total foi composta pela soma da população observada nos setores considerados como coletados com a população estimada dos setores não totalmente coletados. A população oriunda dos setores coletados recebeu um tratamento de não resposta diferenciado. Já a parcela oriunda dos setores não totalmente coletados foi estimada por um método denominado de “Correção da Lista Prévia”. Uma vez estimada a população para um setor, por meio dessa metodologia, essa estimativa foi comparada com os dados coletados até o dia 25/12/2022, no mesmo setor. Caso a estimativa estivesse abaixo do total populacional coletado, a população considerada foi aquela coletada até o momento, com o respectivo tratamento de não resposta.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close