Agronegócio inicia Programa de Inseminação Artificial para pequenos produtores de Três Lagoas

Pequenos produtores rurais de Três Lagoas podem se cadastrarem no Programa Mais Pecuária Brasil.

Pequenos produtores rurais de Três Lagoas podem se cadastrarem no Programa Mais Pecuária Brasil. Foto: Divulgação
Pequenos produtores rurais de Três Lagoas podem se cadastrarem no Programa Mais Pecuária Brasil. Foto: Divulgação

A partir da próxima semana, segunda-feira (07), o Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) abre o período de inscrições para pequenos produtores rurais de Três Lagoas se cadastrarem no Programa Mais Pecuária Brasil.

Com foco na inseminação artificial para melhoramento genético de bovinos, o Programa oferecerá gratuitamente todo o protocolo de inseminação, como hormônios, sêmen e materiais necessários, além do acompanhamento de veterinários da Conafer e Agronegócio.

Conforme a diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, o projeto iniciará com 100 protocolos, sendo que os técnicos da SEMEA irão cadastrar os produtores e analisar se os mesmos possuem as condições mínimas para participarem do programa. A estimativa é atender até 600 prenhezes por ano.

Entre os requisitos estão:

  • Estrada em condições de acesso para veículos até a propriedade;
  • Curral em condição de uso;
  • Local para contenção adequada dos animais;
  • Pasto com cerca que contenham os animais;
  • Estar em dia com o Órgão de Defesa Sanitária estadual;
  • O animal deve estar vermifugado;
  • Apresentar no dia do início do protocolo escore de condição corporal (ECC) mínimo de 2,5 numa escala de 1 a 5;
  • Apresentar no dia da inseminação artificial manutenção ou melhora no ECC;

O secretário da Pasta, Mauro De Grandi, reforça que “esta é a grande oportunidade que os criadores de pequenos rebanhos têm para melhorar a genética de seus animais, assim, aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da pecuária bovina de leite e de corte”, concluiu.

Para participar, o pequeno produtor pode procurar o Departamento de Agronegócio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e solicitar uma visita na propriedade. Além disso, a Equipe da SEMEA percorrerá os assentamentos e sítios da região de Três Lagoas para explicar sobre o Programa Mais Pecuária Brasil e realizar o cadastro.

SOBRE O PROGRAMA

O programa criado pela Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), foi desenvolvido em parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS. Por meio dele, milhares de pequenos produtores vão receber por 4 anos total assistência técnica para a inseminação dos seus rebanhos em todo o território nacional até a prenhez efetiva.

rebanhos em todo o território nacional até a prenhez efetiva.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close