Continua após os destaques >>
Na manhã do último sábado (10), aproximadamente 250 produtores rurais da região de Três Lagoas participaram da programação da inauguração da Vitrine Tecnológica, no recinto do Sindicato Rural de Três Lagoas.
O evento, idealizado pelo SRTL e SENAR-MS, apresentou diversas novidades tecnológicas e novos métodos de plantio, cultivo e produção de hortas e pequenas plantações.
A equipe do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) foi parceira da Ação e esteve no local apresentando os maquinários que compõem a Patrulha Mecanizada, o biodigestor artesanal criado através do Programa Amigos do Campo e divulgando os trabalhos da Secretaria.
O secretário da pasta, Mauro De Grandi, considerou o evento como uma oportunidade de mostrar à sociedade e ao público-alvo todas as ações e serviços que estão à disposição do pequeno produtor.
“Há anos a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Agronegócio, tem um estreito relacionamento com o SRTL, Senar – MS, Agraer e outros institutos ligados ao Agro, com a proposta de oferecer e desenvolver serviços, ações e ampliar o apoio aos produtores da região, alavancando a produção e renda desses trabalhadores. Aqui hoje, além de apresentar o que a SEMEA tem a disposição deles, estamos numa troca de conhecimento e experiência fantástica, sendo útil até mesmo para o nosso dia a dia”, destacou.
Na Vitrine Tecnológica, os instrutores apresentaram novos métodos de plantio, aplicação de outros materiais na área cultivada a fim de proteger o alimento de pragas e insetos e melhorar a qualidade. Uma estufa de hidroponia também foi montada para servir de exemplo para esta opção de produção. Os presentes participaram de palestra sobre essas tecnologias e receberam mudas de hortifrutis no final do evento.
O Sindicato Rural informou que os hortifrutis produzidos na Vitrine estão à disposição da comunidade. A horta tem verduras, legumes, tubérculos e frutas, como morango, todos com preços atrativos.
As moradoras do Assentamento São Joaquim, de Selvíria,
Durvalina Pereira de Andrade e Ivanilde Dias dos Santos, aprovaram a
iniciativa.
“Foi um dia muito produtivo e feliz para mim. O que a gente viu e aprendeu hoje
vai ser de grande importância para o nosso trabalho, e traz uma nova
expectativa para o plantio dos alimentos”, disse Durvalina. “São técnicas
fáceis, uma nova forma de cultivar e novo olhar para o trabalho do produtor
rural. Vivendo e aprendendo”, completou Ivanilde.
A inauguração contou também com apoio do Viveiro Agromudas, Agroline, Madeireira Pé de Cedro, Casa Rural, Grupo Vittia, Gráfica e Editora Precisa, Eldorado Brasil, Prefeitura Municipal de Três Lagoas e Prefeitura Municipal de Selvíria.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram