Contorno Rodoviário de Três Lagoas já está sendo construído

Já estão sendo realizados as obras do Contorno de Três Lagoas na BR-158/262, em Mato Grosso do Sul. O investimento é de R$ 157,3 milhões para o trecho de 26,46 quilômetro

Dnit informou que o Anel Rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário.. Foto: Divulgação
Dnit informou que o Anel Rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário.. Foto: Divulgação

Já estão sendo realizados as obras do Contorno de Três Lagoas na BR-158/262, em Mato Grosso do Sul. O investimento é de R$ 157,3 milhões para o trecho de 26,46 quilômetros.

De acordo com o Dnit, o objetivo é melhorar o tráfego de caminhões e de ônibus de passageiros, além de garantir mais segurança aos usuários e possibilitar mais competitividade para os produtores da região.

Ainda de acordo com a Autarquia, os serviços incluem a implantação de pista dupla, viadutos e intersecção ao longo do trecho das obras. Serão executados serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, obras de arte corrente, sinalização vertical e horizontal.

Além disso, segundo o Dnit, o projeto prevê a construção das seguintes Obras de Arte Especiais: viaduto sobre a rua Trajano dos Santos, viaduto sobre a linha férrea, viaduto sobre a BR-262, viaduto sobre a BR-158, viaduto sobre a vicinal, ponte sobre o Córrego da Onça e viaduto sobre a rua Jupiá e linha férrea.


Tráfego separado

Segundo o Dnit, o Anel Rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário. A BR-158 é uma rodovia longitudinal federal brasileira que atravessa o país de norte a sul, e tem início na cidade de Redenção, no Pará passando pelos estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, terminando no município de Santana do Livramento, cidade próxima da Fronteira Brasil-Uruguai.

A rodovia é muito importante para estados como: Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, além de ter o maior rebanho bovino, mais de 30 milhões de cabeças de gado, representando sozinho quase 14% da produção nacional.

Já a BR-262, é uma rodovia de sentido transversal que interliga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ela conecta áreas destinadas a pecuária, agricultura, mineração e a polos industriais e comerciais. A rodovia está estrategicamente localizada como um dos principais acessos à região Centro-Oeste do País.

No estado de Mato Grosso do Sul, a rodovia BR-262 estende desde a divisa com o estado de São Paulo até Corumbá, na fronteira do Brasil com a Bolívia. A rodovia é um importante corredor rodoviário, pois propicia o escoamento da produção agrícola do Estado do Mato Grosso do Sul até os portos de Santos e Paranaguá. A BR-262 é a principal ligação entre Campo Grande e as regiões Sul e Sudeste do País.

Atualmente, o fluxo nessa estrada vem aumentando por causa do aumento da comercialização entre Brasil, Bolívia e outros países andinos, transformando-se no Corredor Bioceânico.

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