Novos grupos podem receber vacina contra a influenza em Andradina

Novos grupos podem receber vacina contra a influenza em Andradina

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo já está ativa e nesta nova fase, os pontos de vacinação estarão abertos para receber além de crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) o público de outros grupos prioritários.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back, as Unidades Básicas de Saúde de Andradina estão preparadas para receber as pessoas que fazem parte do público-alvo da mobilização contra a influenza.

“Além da população infantil, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar contra a gripe”, disse Carla Back, lembrando que as crianças precisam receber, além da vacina contra a Influenza, o imunizante contra o Sarampo.

Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das doses. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

Desde a primeira etapa, os profissionais de saúde também podem atualizar a carteira de vacinação com vacina tríplice viral. A campanha vai até o dia 3 de junho em todo o País.

Cabe ressaltar que idosos e trabalhadores de saúde que não se vacinaram na primeira etapa da mobilização serão atendidos na segunda fase.

A orientação do Ministério da Saúde é que o público de todos os grupos prioritários busque os postos de vacinação para que o Brasil tenha alta cobertura vacinal. O objetivo da campanha é interromper a circulação do sarampo e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.
 

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Confira os grupos que serão atendidos:

2ª etapa - de 02/05 a 03/06
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) - sarampo e influenza;
• Gestantes e puérperas;
• Povos indígenas;
• Professores;
• Comorbidades;
• Pessoas com deficiência permanente;
• Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
• Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
• Trabalhadores portuários;
• Funcionários do sistema prisional;
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
• População privada de liberdade.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close