Sábado tem Dia D de vacinação contra a Influenza e Sarampo

Da redação com Assessoria de Imprensa, em28/04/2022
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Andradina aderiu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo e o Dia “D” está marcado para 30 de abril (sábado). Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Carla Back a vacinação acontece em duas etapas e os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde, etapa que termina em 2 de maio.

Já a segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.

Campanha de Vacinação contra Sarampo e Influenza(gripe)

Neste sábado a vacinação acontece das 8h às 14h nas UBS Mineira, Benfica e Marco Antônio (Norte - R.Amazonas, 456- Stella Maris).

De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

Confira quando cada etapa será realizada e quais públicos serão atendidos:

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Vacinação de crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Compartilhar:
Facebook Tweet

Veja Mais