Andradina antecipa campanha contra influenza e vai vacinar idosos em casa

Andradina antecipa campanha contra influenza e vai vacinar idosos em casa

Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back. Foto/Divulgação
Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back. Foto/Divulgação

Andradina antecipou a Campanha de vacinação contra Gripe e está vacinando idosos de 80 anos ou mais em casa. A família ou idoso pode agendar a vacinação ligando para a unidade de saúde mais próxima de suas casas.

“Pensando na segurança e na qualidade de vida dos nossos idosos nos realizaremos no próprio domicílio. A vacina contra gripe protegerá contra aqueles vírus que circulou no final de 2021 e início de 2022, o h3N2”, explicou a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back.

A campanha nacional vai se iniciar apenas no dia 4 de abril, segundo informações do Ministério da Saúde. 80 milhões de doses da vacina contra o vírus influenza serão distribuídas aos estados para imunizar cerca de 79,7 milhões de pessoas dos grupos considerados prioritários, como idosos, professores, entre outros, até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento. 

A campanha de vacinação contra a gripe será dividida em duas etapas, sendo a primeira, que vai de 4 de abril até 2 de maio, pretende imunizar idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já na segunda etapa, iniciada em 3 de maio com seguimento até 3 de junho, ofertará vacinas contra influenza para os demais grupos prioritários.

O grupo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

A vacina influenza trivalente, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan e tem a formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Segundo o ministério, a vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

A campanha ocorrerá em conjunto com a imunização contra a covid-19 que segue ativa no Brasil. O dia D de mobilização nacional para a vacinação contra a gripe ocorrerá em 30 de abril, mas a imunização seguirá ativa até 3 de junho.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close