Caixa d'água e a qualidade da água

Da redação com Divulgação , em25/02/2022
Foto: pexels

Foto: pexels

Caixa d'água e a qualidade da água

Água é vida! Este líquido precioso é essencial para os seres humanos, animais e plantas. Por exemplo, se a água para consumo humano não tiver boa qualidade, o que significa não ser potável, pode causar doenças.

A água própria para consumo humano não pode conter microrganismos patogênicos nem substâncias que representem risco à saúde em níveis superiores aos máximos permitidos.

Contaminações por vírus, bactérias e substâncias tóxicas microscópicas são imperceptíveis a olho nu e podem prejudicar a saúde de todos. Por isso, além de não ter cheiro, cor e gosto, as águas consumíveis devem estar enquadradas em parâmetros mais específicos de qualidade, que são determinados pelo Ministério da Saúde.

Adquirindo Reservatórios de Qualidade

O primeiro passo para ter uma água de qualidade é adquirir um reservatório como os da GFX Reservatórios que utiliza materiais e tintas nos revestimentos internos das caixas d’água e bebedouros que possuem certificado de potabilidade, além disso, os produtos são fabricadas de acordo com as normas da ABNT.

Parâmetros de qualidade da água

Temperatura: é um parâmetro importante, pois, influencia em algumas propriedades da água (densidade, viscosidade, oxigênio dissolvido). Uma água com temperaturas elevadas pode ocasionar efeitos laxativos. 

Sabor e odor: O ideal é que a água seja inodora e não possua sabor, resultantes de fatores naturais (algas, vegetação em decomposição, bactérias, etc.) ou artificiais (esgotos domésticos e industriais).

Cor: Intensidade de cor inferior a cinco unidades, pois a cor na água pode ser causada por metais, decomposição de matéria orgânica, algas ou ainda pela presença de materiais artificiais.

Outros fatores incluem a turbidez da água e a presença de sólidos.

Parâmetros químicos de qualidade da água

A qualidade da água também pode ser medida por padrões químicos específicos, como o pH e a alcalinidade.

O Potencial hidrogeniônico (pH), famoso Ph da água, representa o equilíbrio entre íons H+ e íons OH, podendo variar de 7 a 14 em suas medidas. O pH é considerado ácido quando seu valor for inferior a 7, tendo ações corrosivas; neutro quando for igual a 7, sendo considerado ideal; e alcalino quando superior a esse valor, podendo formar incrustações nas tubulações, por exemplo.

Já a alcalinidade da água é sua capacidade de neutralizar ácidos. Uma alta alcalinidade pode trazer um sabor desagradável à água, tendo influência direta no tratamento do líquido. Os sais alcalinos que mais influenciam nesse parâmetro são o sódio e o cálcio.

Manutenção da Caixa D’água

É importante lavar a sua caixa d’água a cada seis meses ou sempre que ocorrer alguma das seguintes situações:

- contaminação da água;
-entrada de objetos animais ou pessoas no reservatório;
-sujeira no reservatório (exemplo: folhas, lama, lodo, entre outras)
- mudanças nos aspectos da água, como cor, odor ou sabor.

IQA

O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento.  São avaliados os seguintes itens: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitrato, fosfato total, variação da temperatura da água, turbidez e sólidos totais. 

Matéria Original

Compartilhar:
Facebook Tweet

Veja Mais