Fies: renegociações de dívidas começam em março; veja como vai funcionar

Fies: renegociações de dívidas começam em março; veja como vai funcionar

Agência Brasil
Agência Brasil

Quem contratou o Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), já finalizou a graduação e ainda está com a dívida em aberto poderá renegociar os valores. O governo federal informou que alguns estudantes egressos da faculdade terão, a partir do dia 07 de março, para rever e quitar os débitos.

O período de negociação ficará aberto até o dia 31 de agosto de 2022, beneficiando cerca de 1,3 milhões de pessoas. Todas as regras dos pagamentos foram definidas na medida provisória (MP) 1090/2021. O documento determina que será possível conseguir até 92% de desconto, dependendo do caso.

Quem pode fazer a renegociação do Fies

Para participar do programa de renegociação de dívidas do Fies, é necessário ter feito a contratação do empréstimo até o segundo semestre de 2017. Além disso, é preciso estar com o pagamento das parcelas atrasados por mais de 90 dias. As condições especiais dadas aos estudantes variam de acordo com o grupo em que se encaixam:

Pendências por períodos entre 90 e 360 dias: 165,2 mil estudantes que somam R$ 7,4 bilhões em dívidas. Esses receberão descontos de 12% do saldo total, podendo parcelar em até 150 meses, sem juros;

Pendências por períodos superiores a 360 dias: pouco mais de 1 milhão de estudantes que somam R$ 35 bilhões em dívidas. Esses poderão contar com redução de 86,5% do total. Se forem inscritos no CadÚnico ou tiverem recebido o auxílio emergencial terão direito a desconto ainda maior, de 92%. O restante do saldo poderá ser dividido em até 10 vezes.

Como renegociar as dívidas do Fies

Os débitos do financiamentos estudantis poderão ser realizados diretamente com Banco do Brasil (BB) ou com a Caixa Econômica Federal (CEF). Os interessados devem acessar os canais de atendimento digital da instituição financeira com a qual conseguiu o crédito. Veja como fazer:

CEF: entrar no portal do banco e verificar se pode fazer a renegociação do Fies. Se sim, quais são os descontos e número de parcelas disponíveis. Depois é só simular os valores e gerar o boleto. Quem preferir pagar a vista terá apenas uma guia. Quem dividir o saldo deverá gerar o documento para quitação da primeira parcela;

BB: entrar no aplicativo do banco, ir em Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies. Nessa página, será possível ver se o estudante se encaixa nos critérios. Também são apresentadas as opções de pagamento, parcelamento, descontos e valores.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close