4 benefícios que o açafrão traz para o nosso organismo

https://www.tudobahia.com.br/, em17/12/2021
Foto de Marta Branco no Pexels

Foto de Marta Branco no Pexels

Conhecemos o açafrão ou açafrão-da-terra pelo uso na nossa culinária, muito utilizado em pratos, inclusive em arroz para dar uma coloração amarela. Mas o que poucas pessoas sabem é que ele possui benefícios para a nossa saúde por ser um poderoso anti-inflamatório. Conhecemos casos de pessoas com doenças crônicas, como artrite reumatóide, que tomam com muita frequência o açafrão diluído em água e outras bebidas.

No açafrão, existe uma concentração de uma propriedade chamada de curcumina, a mesma que provoca a cor amarelo-ouro no condimento. O açafrão é um medicamento natural, suplemento alimentar e dietético. No produto natural, é possível encontrar propriedades dos compostos bioativos, a crocina e o safranal.

Diminui o risco de câncer

Estudos preliminares apontaram que a cúrcuma possui um poder de prevenir e tratar o câncer. Ainda não ficou muito claro quais propriedades são responsáveis pelo processo e como elas agem.

Diminui inflamações no organismo

A cúrcuma age diretamente proporcionando resistência às células aos danos oxidativos e, igualmente, reduzindo a inflamação por meio de suas propriedades anti-inflamatórias.

O uso do açafrão é capaz de criar uma barreira para o desenvolvimento de bactérias, parasitas e fungos e, deste modo, provocam doenças.

Atua protegendo o coração

A cúrcuma presente no açafrão atua evitando a presença do colesterol ruim, fazendo com que o coração fique protegido de ataques cardíacos e derrame.

Outro dado importante, captado através dos estudos, é que o açafrão reduz riscos de insuficiência cardíaca.

Evita diabetes

Os pesquisadores resolveram incluir o extrato oriundo do açafrão na dieta de pacientes em casos de pré-diabetes, ou seja, que se inclinam nas condições para desenvolvimento da doença. Os resultados apontaram que, dos pacientes submetidos ao teste, nenhum apresentou evolução para Diabetes Tipo 2.

Compartilhar:
Facebook Tweet

Veja Mais