Governo estuda anistia de até 92% para quem deve o FIES

Governo estuda anistia de até 92% para quem deve o FIES

Agência Brasil
Agência Brasil

Estudantes de baixa renda e devedores do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) podem receber uma anistia (perdão da dívida) de até 92% pelo governo federal. Uma das regras de participação inclui ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) ou ser beneficiário do Auxílio Brasil.

O objetivo é garantir um desconto aos estudantes vulneráveis com dificuldade de arcar com as parcelas do programa. A validação da ação, que partiu do ministro Paulo Guedes, está sendo analisada pelos técnicos do Ministério da Economia e da Educação.

Impacto fiscal

Segundo fontes da área econômica, a medida não terá impacto fiscal, pois, como explica uma fonte do governo, os créditos a serem oferecidos como descontos têm origem em dívidas consideradas irrecuperáveis.

Para entrar em vigor, o tema, que está em discussão há alguns meses dentro do alto escalão do governo, deve ser proposto por meio de medida provisória. O intuito é oferecer um desconto de até 92% para os estudantes que fecharam contrato até 2017. A previsão é beneficiar 900 mil acordos.

Segundo técnicos da economia, o perdão de dívidas pode desestimular quem paga regularmente as parcelas do financiamento estudantil. O tema que trata da renegociação do FIES foi debatido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua mais recente transmissão ao vivo.

Outro que falou sobre o assunto foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com sindicalistas. Em sua declaração, o possível candidato à presidência também acenou para a anistia de dívidas do FIES além de propor uma nova política de reajuste do salário mínimo.


Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close