Pesquisadores americanos criam máscara que detecta covid-19

Pesquisadores americanos criam máscara que detecta covid-19

Máscara desenvolvida para detectar covid-19 | Foto: Divulgação/MIT
Máscara desenvolvida para detectar covid-19 | Foto: Divulgação/MIT

Pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos Estados Unidos, criaram uma máscara capaz de detectar o coronavírus. Com precisão semelhante aos testes RT-PCR (de cotonete), o usuário pode ter um diagnóstico em cerca de 90 minutos, conforme destaca a Revista Oeste.

Para isso, a máscara utiliza um sensor descartável que pode ser ativado pelo usuário no momento em que ele quiser realizar o teste. Os resultados são exibidos apenas na parte interna do dispositivo, preservando a privacidade.

Na máscara de diagnóstico, os sensores detectam as partículas virais no hálito do usuário. Ela vem com um pequeno reservatório de água, que é liberada com o toque de um botão. O objetivo é hidratar os componentes do vírus Sars-CoV-2 e, assim, analisar as gotículas de respiração acumuladas no interior da máscara. Os pesquisadores entraram com o pedido de patente da nova tecnologia e devem passar a trabalhar na versão comercial em breve.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close