Procon notifica Nubank, Itaú, BB e outros sobre “golpe do boleto”

Da redação, em08/09/2021
Foto: reprodução

Foto: reprodução

Grandes instituições brasileiras, entre elas o Itaú Unibanco, o Nubank, o Banco Pan, o Banco do Brasil e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foram notificadas acerca de uma prática criminosa que tem enganado muitos clientes pelo país: o “novo golpe do boleto”. As informações são do portal capitalist.com.br.

A ação consiste em utilizar os dados vazados de brasileiros, como nome completo, CPF e número de telefone, para aplicar golpes nas vítimas. Elas recebem mensagens dos criminosos, que oferecem opções de renegociação de dívidas e até desconto no pagamento da fatura do cartão de crédito.

Uma artimanha bem comum é o recebimento de boleto falso via mensagem de celular (SMS), no qual é fornecido um link para acessar a segunda via da fatura com o suposto desconto aplicado. A partir daí, as vítimas são direcionadas para páginas com os mesmos layouts dos bancos e acabam pagando o documento enganoso e perdendo todo o dinheiro.

Como explica o Procon-SP, bancos, fintechs e associações financeiras são responsáveis por orientar os seus clientes acerca dos mecanismos de segurança disponíveis, fazendo com que eles sempre fiquem em alerta sobre o que é autêntico ou não. O órgão também informou que deseja saber se as empresas estão desenvolvendo medidas para frear esse tipo de prática delituosa.

Em razão do feriado do dia 7 de setembro, o Procon-SP estabeleceu um prazo de 72 horas, após o dia 8 de setembro, para que as instituições respondam as notificações e tragam soluções para o ocorrido.

Compartilhar:
Facebook Tweet

Veja Mais