Continua após os destaques >>
Os clientes do Banco do Brasil (BB) agora podem emitir,
consultar e alterar boletos bancários pelo WhatsApp. Pioneiro no Brasil, o
sistema de cobrança bancária por chat foi lançado nesta semana e, segundo a
instituição financeira, beneficiará principalmente pequenos empreendedores. Leia mais notícias em andravirtual Curta nossa página no Facebook Siga no Instagram
Para usar a ferramenta, o cliente deve acessar o WhatsApp do BB e
iniciar uma conversa com o especialista PJ, o assistente virtual do banco no
aplicativo, digitando “#PJ”. Em seguida, basta escrever “Preciso registrar um
boleto” para aparecerem instruções na tela de conversas.
O aplicativo pedirá as informações do pagante (CPF, nome, endereço,
complemento) e os detalhes de pagamento (valor, vencimento). O boleto é gerado
assim que as informações forem confirmadas, com o cliente podendo encaminhá-lo
ao destinatário.
O recurso também permite a realização de consultas, quando o usuário digita
“Preciso consultar um boleto. Os documentos podem ser alterados com o comando
“Preciso alterar um boleto”. As duas opções permitem a geração de um PDF para
compartilhamento.
No ano passado, o BB foi o primeiro banco a oferecer um assistente
especializado em pessoa jurídica no WhatsApp. Além das transações da cobrança,
o assistente faz atendimentos sobre crédito, capital de giro, desconto de
títulos, desconto de cheques, folha de pagamentos, conta corrente, cartão de
crédito e suporte técnico. A ferramenta também permite consultas de saldo, de
extrato e de limite do cartão.