Continua após os destaques >>
O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda
Pessoa Física até meados de março poderá saber se acertou as contas com o Leão.
A Receita Federal liberará a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição
de 2021.
Esse será o maior lote de restituição da história, tanto em
valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, 4.222.986
contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse total, 2.906.310 contribuintes
entregaram a declaração até 21 de março.
O restante tem prioridade legal, sendo 97.082 contribuintes
idosos acima de 80 anos, 779.763 contribuintes entre 60 e 79 anos, 54.240
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e
385.591 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O dinheiro será pago em 30 de junho. A consulta pode ser
feita na página
da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de
Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser
feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android
e iOS.
A consulta no site permite a verificação de eventuais
pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha
fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta
enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo
de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi encerrado em 31
de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento,
o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos
entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
A restituição será depositada na conta bancária informada na
Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for
realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão
disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores
de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de
Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001
(demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para
deficientes auditivos).
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram