CAC de Andradina volta para o Centro de Hemodiálise

Da redação com Ass. de imprensa, em10/06/2021
Divulgação/Secom

Divulgação/Secom

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes anunciou que a Central de Atendimento Covid (CAC) será transferida novamente para o Centro de Hemodiálise emergencialmente pela expectativa de uma letal “terceira onda” para o Covid 19 no país.

A expectativa que 10 leitos já tenham sido montadas no Centro de Hemodiálise até esta quinta-feira (10), outro feito em tempo recorde. Nos últimos 35 dias, quando registrada uma baixa no número de casos da doença em Andradina, o CAC foi transferido para a UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento). Naquela ocasião a CAC assinalou 0% de ocupação. 

“Estamos mapeando a doença e como já dissemos vamos estar sempre prontos para atuar quando os números da doença atingirem níveis preocupantes. Temos uma equipe preparada e pronta para atender a população imediatamente”, disse Mário Celso.

O CAC foi instalado e funcionou no Centro de Hemodiálise nos dramáticos meses de março e abril, quando se chegou a um pico de mais de uma morte por dia no município. Na época o Brasil assinalava 4.000 mortos em um único dia, quase todos os governadores voltaram a adotar o fechamento de serviços não essenciais e toques de recolher noturnos.

“Em março vimos que a Santa Casa de Andradina não aguentaria a demanda, e o prometido Hospital de Campanha do AME ainda não estava pronto. Saímos na frente e montamos 20 leitos e a um custo bem menor do que o mercado, agora está na hora de voltar a nossa atenção para o crescimento da doença”, disse.

Por conta do CAC muitas vidas foram salvas, já que o AME demorou a atender. Da mesma maneira de antes o CAC continua sem apoio financeiro do Estado ou união. Durante o tempo em que funcionou no Centro de Hemodiálise foram gastos R$ 2 milhões para custear as despesas do atendimento.

Atualmente a rede de saúde do município possui 15 respiradores que podem significar a diferença entre a vida e a morte como no passado, com a ocupação do Centro de Hemodiálise para o CAC. 0

 “Fizemos nossa parte e salvamos vidas por não se conformar em esperar a ajuda de fora. Estamos sempre em defesa da vida e preparados para as crises que virão”, finalizou o prefeito.

O Governo de Andradina ainda alugou uma usina de oxigênio que tem sido fundamental para o atendimento na Santa Casa.

Compartilhar:
Facebook Tweet

Veja Mais