Continua após os destaques >>
Já se foi o tempo em que apenas um tipo de azeite – o italiano – enchia as prateleiras das lojas. Muitos mercados agora carregam óleos de uma ampla gama de países, incluindo da França, Grécia, Marrocos, Portugal, Espanha, Tunísia e os EUA.
Conforme o portal MSN, dentro desses países, há muita variação, então seria impossível caracterizar o azeite de um país com alguns termos-chave. No entanto, também existem algumas coisas úteis para saber sobre os três grandes – Grécia, Itália e Espanha – em termos do que cada um é conhecido e as diferenças que você encontra neles.
Grécia
Os azeites gregos não são tão conhecidos quanto alguns de seus equivalentes europeus (leia-se: italiano e espanhol), mas definitivamente vale a pena conferir – afinal, a Grécia é certamente famosa por suas azeitonas. E 14% das terras agrícolas do país são cobertas por olivais, uma porcentagem maior do que qualquer outro país europeu. Muitos azeites de oliva gregos têm um sabor suave e acolhedor, e você encontrará muitos que têm um bom preço, mas são bons o suficiente para regar a comida como um óleo final que confere cor, sabor rico e plenitude extra. A região do Peloponeso e Creta produzem a maior parte dos azeites gregos.
Itália
Os azeites de oliva italianos ainda dominam o mercado, com muitas opções em muitas faixas de preço. Esteja ciente, porém, de que as regulamentações permitem que as empresas comprem óleo de muitos países diferentes da Europa, engarrafem na Itália e rotulem-no como “Produto da Itália”. Em termos gerais, o azeite de oliva da Itália varia muito dependendo da região; os azeites do norte tendem a ser delicados e suaves; os da área central costumam ser mais fortes, com notas de folhas; e as do sul, que respondem pela maior parte da produção de azeite da Itália, têm um sabor mais seco e à base de ervas.
Espanha
Se a Espanha é conhecida por alguma coisa no mundo do azeite, diz Teresa Perez Millán, gerente geral de Azeites da Organização Interprofissional Espanhola, é pela variedade de azeites extra virgens que produz. O país possui mais de 200 variedades diferentes de azeitonas, e cada uma oferece aromas e sabores característicos. Encontrará uns com sabores intensos e frutados e outros com aromas e sabores mais suaves e menos intensos. A azeitona é cultivada em quase toda a Espanha, mas principalmente na parte sudeste do país, especialmente na Andaluzia. O azeite de oliva da Espanha tende a ser mais amarelo do que o italiano (que pode ter uma tonalidade esverdeada), devido ao clima temperado do país.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram