Quais são as diferenças entre o azeite espanhol, grego e o italiano?

Muitos mercados agora carregam óleos de uma ampla gama de países, incluindo da França, Grécia, Marrocos, Portugal, Espanha, Tunísia e os EUA

Foto: pexels.com
Foto: pexels.com

Já se foi o tempo em que apenas um tipo de azeite – o italiano – enchia as prateleiras das lojas. Muitos mercados agora carregam óleos de uma ampla gama de países, incluindo da França, Grécia, Marrocos, Portugal, Espanha, Tunísia e os EUA.

Conforme o portal MSN, dentro desses países, há muita variação, então seria impossível caracterizar o azeite de um país com alguns termos-chave. No entanto, também existem algumas coisas úteis para saber sobre os três grandes – Grécia, Itália e Espanha – em termos do que cada um é conhecido e as diferenças que você encontra neles.

Grécia

Os azeites gregos não são tão conhecidos quanto alguns de seus equivalentes europeus (leia-se: italiano e espanhol), mas definitivamente vale a pena conferir – afinal, a Grécia é certamente famosa por suas azeitonas. E 14% das terras agrícolas do país são cobertas por olivais, uma porcentagem maior do que qualquer outro país europeu. Muitos azeites de oliva gregos têm um sabor suave e acolhedor, e você encontrará muitos que têm um bom preço, mas são bons o suficiente para regar a comida como um óleo final que confere cor, sabor rico e plenitude extra. A região do Peloponeso e Creta produzem a maior parte dos azeites gregos.

 

Itália

Os azeites de oliva italianos ainda dominam o mercado, com muitas opções em muitas faixas de preço. Esteja ciente, porém, de que as regulamentações permitem que as empresas comprem óleo de muitos países diferentes da Europa, engarrafem na Itália e rotulem-no como “Produto da Itália”. Em termos gerais, o azeite de oliva da Itália varia muito dependendo da região; os azeites do norte tendem a ser delicados e suaves; os da área central costumam ser mais fortes, com notas de folhas; e as do sul, que respondem pela maior parte da produção de azeite da Itália, têm um sabor mais seco e à base de ervas.

Espanha

Se a Espanha é conhecida por alguma coisa no mundo do azeite, diz Teresa Perez Millán, gerente geral de Azeites da Organização Interprofissional Espanhola, é pela variedade de azeites extra virgens que produz. O país possui mais de 200 variedades diferentes de azeitonas, e cada uma oferece aromas e sabores característicos. Encontrará uns com sabores intensos e frutados e outros com aromas e sabores mais suaves e menos intensos. A azeitona é cultivada em quase toda a Espanha, mas principalmente na parte sudeste do país, especialmente na Andaluzia. O azeite de oliva da Espanha tende a ser mais amarelo do que o italiano (que pode ter uma tonalidade esverdeada), devido ao clima temperado do país.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close