Para aumentar a imunidade: shot de limão com cúrcuma

Uma pequena quantidade para garantir as vantagens da bebida

Enric Cruz López no Pexels
Enric Cruz López no Pexels

Tomar água morna com limão em jejum é um hábito já conhecido e que muita gente adotou com o objetivo de ajudar no emagrecimento. Porém, esse efeito só é possível se outros hábitos saudáveis já fazem parte da rotina, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Contudo, esse nem é o principal benefício do shot, que já ganhou novos ingredientes, como cúrcuma, gengibre e até suplementos, conforme destaca o portal Terra.

Uma força para as defesas

Segundo reportagem de Eduardo Nunes, basta uma pequena quantidade para garantir as vantagens da bebida. Ela ficou conhecida como "shot de limão e cúrcuma" porque a quantidade, de cerca de 50 mL, é o equivalente a um copinho de shot que, em vez de uma bebida alcoólica, vem cheio de um conjunto de vitaminas, minerais e outras substâncias antioxidantes. "O shot atua sobre os radicais livres, melhora a cicatrização e a imunidade, tem ação antisséptica e antibacteriana, melhora o desempenho nos treino, previne o risco de doenças cardíacas e ajuda a diminuir o colesterol", afirma a nutróloga Nívea Bordin, da Clínica Leger.

O papel de cada ingrediente

O limão é uma fruta com baixo teor de frutose e alto teor de vitamina C, o nutriente mais famoso quando o assunto é imunidade. A vitamina C melhora a absorção de ferro não-heme, o tipo presente em vegetais, colaborando com a prevenção e o combate à anemia e, só por isso, já ajuda a afastar aquele cansaço causado pela doença. Ainda participa da produção de glóbulos brancos, dando uma força para o corpo se recuperar de infecções.

"A cúrcuma é da família do gengibre. Ela é usada para melhorar a digestão e também tem efeito anti-inflamatório muito bom. No consultório, costumamos prescrever a cúrcuma em cápsulas, usando de 200 a 300 mg por dia. Para pessoas que têm obesidade, têm muitas células inflamatórias, é super importante usá-la", explica a nutróloga. Para o shot, o ingrediente pode ser usado em pó. Segundo a especialista, a única contraindicação é para quem tem alergia ao alimento.

Para quem treina

Sair da rotina de treinos e pegar mais pesado pode ser uma boa para melhorar a performance, mas pode enfraquecer a imunidade. Para que o corpo não precise dar aquela pausa por causa de algum problema de saúde (o que ia acabar prejudicando o avanço nos treinos), o ideal é redobrar a atenção à alimentação e a outros cuidados antes de subir o nível na academia. "Quando se aumenta a carga de treinos, ou quando se treina com alta intensidade todo dia, o organismo acaba tendo um consumo muito grande de nutrientes. Tomar um shot de limão vai promover uma maior absorção de vitamina C, ajudando a não desenvolver infecções e viroses", destaca Nívea.

Dormir bem, hidratar-se e adotar medidas que combatem o estresse também são hábitos indispensáveis para que o organismo esteja sempre preparado para os desafios. Assim, não dispense os dias de descanso da planilha de treinos: eles são fundamentais para o corpo continuar funcionando em harmonia.

Não é para todo mundo

O melhor mesmo é consultar seu nutricionista antes de aderir à moda do shot saudável. Há quem o consuma em jejum e quem prefira ingerir antes das refeições e o horário vai depender de cada objetivo. Além disso, o aumento no consumo de vitamina C não é benéfico para todo mundo, por isso a importância de estar com os exames em dia. "O shot pode ser perigoso porque a grande quantidade de vitamina C, em contato com outros alimentos no tubo digestivo, faz com que a absorção de ferro aumente. Existem pessoas que têm um nível de ferro alto no sangue, isso se chama ferritina alterada. A ferritina é uma molécula que transporta o ferro e também representa o depósito de ferro no corpo. Muitos pacientes têm os níveis laboratoriais de ferritina elevados, então para eles é contraindicado beber o shot de limão", avisa a nutróloga.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close