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Pesquisa com 5.220 profissionais de 31 países conduzida pela Robert Walters buscou avaliar a experiência deles com relação ao trabalho remoto durante a covid-19, bem como as expectativas para o pós pandemia. Nessa pesquisa, os entrevistados também compartilharam quais as habilidades mais demandadas do futuro e quais as mudanças que a pandemia trouxe para o mundo corporativo.
Durante e por muito tempo após a pandemia, a Quarta Revolução Industrial levará aos mercados uma rápida transformação tecnológica – e as empresas precisam de pessoas que possibilitem e maximizem o valor dessa transformação. Embora a inteligência artificial (IA) cuide de tarefas mais administrativas e transacionais, os humanos continuarão no controle em última instância, alerta a consultoria
As habilidades de pensamento crítico continuarão sendo muito demandadas, motivo pelo qual, conforme a pesquisa, os gerentes de contratação afirmam que as cinco habilidades sociais mais procuradas no futuro serão:
Comunicação
As empresas precisarão de gente que, além de visualizar o potencial comercial da tecnologia, também traduza essa visão de forma a inspirar os colegas.
Inteligência Comercial
Os dados serão o combustível que alimentará os novos produtos, serviços e inovações. Serão muito requisitados os profissionais que possam converter dados em inteligência comercial.
Gestão/liderança
Os mercados estarão em mudanças constantes, e as empresas necessitarão de líderes que conduzam e motivem as equipes a se ajustarem à mudança contínua.
Colaboração
Muitas empresas terão uma força de trabalho cada vez mais remota, necessitando de pessoas que colaborem e promovam a cultura em equipes virtuais.
Gestão de crise
Num mercado altamente volátil, os empregadores buscarão profissionais que tenham pro-atividade para mitigar riscos, gerir a segurança cibernética e auxiliar as empresas em momentos de desafio.
Capacidade de adaptação
Juntamente com essas habilidades sociais, os gerentes de contratação devem procurar identificar os profissionais que demonstrem uma prontidão para a adaptação, dada a contínua evolução da digitalização da força de trabalho. Estarão em alta os profissionais que tenham sido expostos à transformação digital e que contem com as habilidades digitais necessárias para cumprir sua função num cenário em que as tecnologias continuam a evoluir e influenciar a função/ setor em questão.
“O velho ditado ‘o que pode ser medido pode ser administrado’ não vale somente para as habilidades técnicas que os colaboradores precisam aprender – vale também para qualidades intrínsecas como resiliência, comunicação e colaboração. Os gestores devem destacar essas qualidades nos planos de desenvolvimento de desempenho pessoal, definindo os passos que os indivíduos precisarão tomar para praticá-las e afiá-las", finaliza Kevin Gibson, CEO Latam da Robert Walters.
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