Reunião debate cronograma de execução da Agroindústria do Leite

Reunião debate cronograma de execução da Agroindústria do Leite

Tamiko lidera reunião que envolveu o Governo de Andradina, a Fundação Banco do Brasil, a Coapar, além de vereadores
Tamiko lidera reunião que envolveu o Governo de Andradina, a Fundação Banco do Brasil, a Coapar, além de vereadores

A prefeita Tamiko Inoue liderou uma reunião nesta semana entre o Governo de Andradina, a Fundação Banco do Brasil, a Coapar (Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores) e a Câmara Municipal sobre o cronograma da instalação Agroindústria do Leite.

Em pauta, o relatório do cronograma executado dos primeiros recursos liberados e vistoria das atividades, para liberação de novas parcelas.

Tamiko explica que a agroindústria vai fortalecer a cadeia produtiva criando forças para os produtores competirem no mercado, levando os produtos daqui para as diversas regiões do estado e do Brasil. “Isto permitirá o fortalecimento da produção, especialmente as pessoas do campo, gerando um desenvolvimento social e econômico”.

Pela Câmara participaram os vereadores Edgar Dourado, Márcio Makoto, Cal Baiano, Hernani da Bahia, Joaquim Justino (Joaquinzão) e Sérgio Santaela. Pela Fundação BB, os assessores Luiz Guilherme Menezes e Maria Eduarda Serra e o gerente de relacionamento da agência de Andradina, Luis Antonio Miranda. Já pela Coapar, o presidente Lourival de Paula, o vice-presidente Victor Zerbinatti, além de membros da cooperativa.

A instalação da Agroindústria do Leite é uma parceria entre o Governo de Andradina e o Governo Federal pelo programa Terra Forte do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), da Fundação Banco do Brasil e já teve a assinatura do convênio de R$ 12,8 milhões para a construção da unidade.

A área de 20 mil metros quadrados onde a agroindústria será construída foi doada pelo Governo de Andradina com aprovação da Câmara e fica em local estratégico no encontro das rodovias Marechal Rondon (SP-300) com Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563), a Integração, região que está recebendo também investimentos da iniciativa privada, como a instalação de um parque aquático.

Estudos realizados no projeto apontam que existe uma demanda de mais de 900 mil litros de leite por dia tanto para o setor institucional como para o convencional, com foco em todo o Estado de São Paulo, segundo explica o Ouvidor Público, Rosivaldo de Paula.

Hoje Andradina e região já tem uma bacia leiteira com capacidade para uma produção de 100 mil litros por dia. A agroindústria é capaz de processar 50 mil desta bacia e permitirá que a Coapar crie a própria marca agregando assim valor, estimulando a melhoria nas condições de vida dentro da agricultura familiar fomentando assim a distribuição de renda que é a principal proposta do projeto.

Participaram ainda os secretários de Fazenda, Planejamento e Gestão, Fernando Henrique Ramos, de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Jane Martins, de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, Nilo Alves dos Santos.



Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade