Confirmado o 1º caso de Influenza A em Campinas

Confirmado o 1º caso de Influenza A em Campinas

Confirmado o 1º caso de Influenza A em Campinas -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta quinta-feira (28/5) o primeiro caso de gripe suína na região. Trata-se de um homem de 29 anos, morador de Vinhedo, que está internado em isolamento desde terça-feira (26) no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O homem esteve nos Estados Unidos por um período de 15 a 20 dias, passando por Nova Yorque e Nova Jersey. Chegou a Vinhedo no domingo, dia 24, com sintomas gripais leves. Na terça-feira (26), apresentou sintomas mais típicos do influenza e procurou um hospital privado de Campinas.

'Este hospital tomou de imediato as medidas preventivas de isolamento, e comunicou à vigilância, que acionou o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e o levou para o HC' , explicou a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Maria Filomena Gouveia Vilela.

O médico infectologista do HC, Luiz Gustavo Cardoso, informou que o paciente permanece internado num quarto de pressão negativa (isolamento), que impede a circulação do ar para outros ambientes e passa bem. 'Ele está clinicamente bem, sem febre e recebendo o tratamento preconizado, com antiviral', afirmou. Segundo Cardoso, a confirmação não muda a rotina de atendimento do HC para esses casos. 'O hospital está com todos os quartos de pressão negativa (oito, sendo um pediátrico) disponíveis e mantendo o mesmo esquema de atendimento'.

Já a Vigilância em Saúde reforça a busca e monitoramento das pessoas que tiveram contato próximo com o paciente. 'Este monitoramento é feito a partir da suspeita. Mas, com a confirmação orientamos os comunicantes mais próximos a adotar as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde e acompanhamos a evolução dos casos', disse Filomena. No caso, a família e outros comunicantes próximos são orientados a fazer quarentena voluntária, ficando o maior tempo possível em casa e evitando contato com outras pessoas durante o período de transmissibilidade da doença (10 dias). Não é necessário uso de máscara. 'Se apresentar qualquer sintoma, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde para avaliação', reforçou Filomena.

Os casos confirmados são comunicados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que se encarrega do rastreamento das pessoas com quem o paciente teve contato no avião e no retorno ao Brasil.

Além deste, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou dois outros casos de influenza A (H1N1) no Estado, que soma seis casos confirmados. No País são 14 até o momento. Os casos paulistas são de um homem de 20 anos que esteve em Detroit, nos EUA, retornou ao Brasil em 22 de maio e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 27, quando procurou assistência médica. O outro é uma adolescente de 16 anos, que retornou da Carolina do Norte (EUA) em 22 de maio e apresentou os primeiros sintomas no dia seguinte. Procurou uma unidade médica, onde foi atendida e está internada desde o dia 26, tendo iniciado tratamento com antiviral. Ambos continuam internados. Os locais de moradia e hospitais não foram divulgados.

Todos os casos de São Paulo são importados e foram contraídos durante viagem a outros países. A Secretaria mantém ainda outros quatro casos sob suspeita e 10 em monitoramento (que não apresentam todos os sintomas relacionados à doença). Em Campinas, não há outros casos suspeitos em investigação.

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close