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A prefeita Tamiko Inoue realizou reunião, na tarde desta
segunda-feira (29), em Brasília, no Dnit (Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transporte) ligado ao Ministério dos Transportes, com o
coordenador Geral de Obras de Ferroviárias, o engenheiro Marcelo Almeida
Pinheiro, onde conseguiu o aval em relação traçado oficial do contorno
ferroviário do município.
O encontro aconteceu em quatro mãos, com a equipe do Governo
de Andradina, do Dnit, que também esteve representado pelo analista de
Infraestrutura de Transportes, Elias Fadel Júnior, da Rumo/ALL, pelo coordenador
de relações governamentais, Emanoel Tavares Costa Júnior, e da empresa Urbaniza,
pela gerente de engenharia, Luciana Ferraro Adjemian.
Tamiko esteve acompanhada do assessor de assuntos
estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, do secretário de Obras e Infraestrutura,
Ernaldo Calvoso, do secretário de Turismo, Juliano Silva e da coordenadora de
Políticas para Idosos, Mirtes Kobayashi. Conta a favor de Tamiko a experiência
administrativa de Jamil na hora das discussões para a retirada dos trilhos do
centro da cidade.
A prefeita explica que a reunião foi muito positiva e que o
Dnit ressaltou essa importante integração entre os órgãos envolvidos, sendo a
Rumo, dona da concessão da Malha Oeste, que liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS),
onde Andradina está inserida, e a Urbaniza, empresa responsável pelo Projeto Executivo.
“O Dnit apontou que estamos no caminho certo para fazer a
doação do projeto executivo à entidade, para assim assinarmos um convênio, onde
Andradina estará entre as prioridades de investimento na renovação da concessão
da Malha Oeste”, explica Tamiko ressaltando que o Governo de Andradina também
se comprometerá a realizar as revisões necessárias até a realização da obra.
A principal vertente para a realização do projeto está no
Corredor Bioceânico, que faz a ligação entre os oceanos Pacífico e o Atlântico.
A Malha Oeste passa por cidades como
Sorocaba, Bauru, Andradina, Três Lagoas, Campo Grande e depois segue até a
Bolívia.
O secretário de obras, Ernaldo Calvoso, comenta que os
estudos apresentaram cinco alternativas de contorno, e o mais viável é o que
estava previsto no EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e
Ambiental), com pequenas adaptações.
Ernaldo explica que o Dnit concordou com os estudos
elaborados e se dispôs a acompanhar a concepção do projeto de hoje em diante.
“O projeto vai ser desenvolvido junto com a equipe técnica do Dnit, passo a
passo. Não existem mais dúvidas quanto ao traçado, ou a necessidades de obras
de artes (viadutos e pontes). Isto significa um passo importante para sua
conclusão”.
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