Publicidade

Em Brasília, Dnit dá aval para traçado do contorno ferroviário de Andradina

Em Brasília, Dnit dá aval para traçado do contorno ferroviário de Andradina

Em Brasília, Dnit dá aval para traçado do contorno ferroviário de Andradina - Reunião entre o Governo de Andradina, o Dnit, a Rumo/ALL e a empresa Urbaniza. Foto: Divulgação/Prefeitura
Reunião entre o Governo de Andradina, o Dnit, a Rumo/ALL e a empresa Urbaniza. Foto: Divulgação/Prefeitura
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A prefeita Tamiko Inoue realizou reunião, na tarde desta segunda-feira (29), em Brasília, no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) ligado ao Ministério dos Transportes, com o coordenador Geral de Obras de Ferroviárias, o engenheiro Marcelo Almeida Pinheiro, onde conseguiu o aval em relação traçado oficial do contorno ferroviário do município.

O encontro aconteceu em quatro mãos, com a equipe do Governo de Andradina, do Dnit, que também esteve representado pelo analista de Infraestrutura de Transportes, Elias Fadel Júnior, da Rumo/ALL, pelo coordenador de relações governamentais, Emanoel Tavares Costa Júnior, e da empresa Urbaniza, pela gerente de engenharia, Luciana Ferraro Adjemian.

Tamiko esteve acompanhada do assessor de assuntos estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, do secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Calvoso, do secretário de Turismo, Juliano Silva e da coordenadora de Políticas para Idosos, Mirtes Kobayashi. Conta a favor de Tamiko a experiência administrativa de Jamil na hora das discussões para a retirada dos trilhos do centro da cidade.

A prefeita explica que a reunião foi muito positiva e que o Dnit ressaltou essa importante integração entre os órgãos envolvidos, sendo a Rumo, dona da concessão da Malha Oeste, que liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS), onde Andradina está inserida, e a Urbaniza, empresa responsável pelo Projeto Executivo.

“O Dnit apontou que estamos no caminho certo para fazer a doação do projeto executivo à entidade, para assim assinarmos um convênio, onde Andradina estará entre as prioridades de investimento na renovação da concessão da Malha Oeste”, explica Tamiko ressaltando que o Governo de Andradina também se comprometerá a realizar as revisões necessárias até a realização da obra.

A principal vertente para a realização do projeto está no Corredor Bioceânico, que faz a ligação entre os oceanos Pacífico e o Atlântico.  A Malha Oeste passa por cidades como Sorocaba, Bauru, Andradina, Três Lagoas, Campo Grande e depois segue até a Bolívia.

O secretário de obras, Ernaldo Calvoso, comenta que os estudos apresentaram cinco alternativas de contorno, e o mais viável é o que estava previsto no EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), com pequenas adaptações.

Ernaldo explica que o Dnit concordou com os estudos elaborados e se dispôs a acompanhar a concepção do projeto de hoje em diante. “O projeto vai ser desenvolvido junto com a equipe técnica do Dnit, passo a passo. Não existem mais dúvidas quanto ao traçado, ou a necessidades de obras de artes (viadutos e pontes). Isto significa um passo importante para sua conclusão”. 

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close