Continua após os destaques >>
O prefeito Jamil Ono (PT), representando a hospitalidade do
povo andradinense, foi o anfitrião da visita oficial ao município do Cônsul
Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, quinta-feira (21). O Cônsul, que
chegou acompanhado do deputado federal Walter Ihoshi (PSD), despachou com o
prefeito Jamil no gabinete da prefeitura.
A visita é um convite do Governo de Andradina através do prefeito Jamil, endossada pelo vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi (PSD) e prefeitos da região, como o de Lavínia, Mário Hiroshi Yamashita, de Valparaíso, Marcos Higuchi e de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, além de vereadores e comunidade Nikkei.
O prefeito Jamil mostrou a Takahiro Nakamae o desenvolvimento econômico conquistado nos últimos anos pelo município, a consolidação de Andradina como cidade-polo e a liderança políticas da comunidade japonesa na região.
“Estreitar os relacionamentos é uma maneira de dar continuidade aos passos a serem dados para o desenvolvimento da cidade e região, já que o cônsul representa uma janela para o Japão”, comentou o prefeito Jamil.
Takahiro destacou o convite feito pelo prefeito Jamil e também o conhecimento passado por Dr. Charles sobre a região. “Uma emoção muito forte e especial, considerando que a região noroeste é o berço da história da imigração japonesa. Agradeço ao Brasil por acolher a comunidade japonesa de braços abertos. O trabalho e a cultura dos imigrantes foram inseridos na sociedade brasileira, com cidadãos com muito orgulho se deu país de origem”, explica o cônsul.
O deputado Walter Ihoshi comentou que é um privilégio estar no município acompanhando a visita do cônsul. “A comunidade nipônica foi vital na formação sócio-política das cidades da região, e com trabalho de líderes, como o prefeito Jamil, vem realizando um desenvolvimento nas diversas áreas”, ressalta o deputado.
Outro ponto ressaltado por Dr. Charles é posicionamento logístico estratégico em volta de três usinas hidrelétricas, com importantes sistemas de transportes hidroviário, ferroviário e rodoviário. “Como uma das funções do consulado é promover relacionamentos comerciais, culturais e sociais, esta visita tem extrema importância. Andradina é a porta de entrada do Estado de São Paulo, que abriga a maior comunidade de descendentes de japoneses do mundo, e somos a cidade-polo nas exportações e em vários serviços”, ressalta Dr. Charles.
A visita do Cônsul também visa à inserção da região na Câmara de Comércio e Indústria. O Consulado pretende se unir à Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil além de outros órgãos governamentais e associações nipo-brasileiras para oferecer o melhor serviço aos japoneses residentes e empresas instaladas no Brasil e deste modo, promover o fortalecimento das relações econômicas entre os dois países.
O cônsul também foi recepcionado pela comunidade nipo-brasileira em um ato na AACEA (Associação Assistencial, Cultural Esportiva de Andradina), que contou com apresentações da Orquestra de Viola Caipira Nego Viana, Orquestra de Sopro de Andradina, folia de reis “Unidos de Belém”, a Orquestra Popular Caipira e grupo de Catira Pés no Chão da cidade de Pereira Barreto e o Bom Odori de Andradina.
Acompanhou também a visita o presidente do legislativo municipal, Hernani da Bahia (PTN), e os vereadores Márcio Makoto (PT) e Joaquim Justino da Silva (PSDB). O presidente da AACEA, Paulo Massaro Matsunaga, o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga, o presidente da 3ª região da Federação, Shoji Korin e o diretor da Unidade Regional Andradina (UR/15) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), Haruki Isa.
Participou também o presidente da igreja budista, Tooru Kogima, o representante do clube de serviços, Tim Ussui, o vereador de Lavínia, Edson Katayama, o vereador de Mirandópolis, Roberto Sekya, o vereador de Rubiácea, Pedro Kawakita, e o vereador de Nova Independência, Geraldo Oguri.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram