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O Ministério da Justiça retirou de sua página da rede social
Facebook uma das peças da campanha “Bebeu, perdeu. Curta a adolescência sem
beber”, que será lançada no carnaval. A ação foi tomada depois de uma série de
comentários negativos feitos por usuários que apontaram conteúdo machista na
campanha, ao culpar as mulheres vítimas de violência pela agressão sofrida, e
não o autor da violência. A foto traz três mulheres – duas delas rindo de outra
- e a frase “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por
muito tempo.”
Homens e mulheres se manifestaram contra o conteúdo da peça.
“Campanha para culpar a vítima, e não o agressor”, escreveu uma das
internautas. Outra pessoa destacou que a campanha insinua que a mulher pode ser
culpada pela violência que sofreu depois de ter bebido. Outro usuário critica o
fato da hashtag, a qual chamou de vergonhosa, ainda estar sendo usada.
Em resposta às reações, o ministério publicou em seu perfil
um pedido de desculpas aos usuários. “A campanha #BebeuPerdeu é muito
mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de
conscientizar jovens de até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em
políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher
contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra
a mulher. Pedimos desculpas pelo mal-entendido e, ao mesmo tempo, contamos com
a colaboração de todos na campanha. Abraços.” Mesmo com o pedido de desculpes,
a postagem recebeu novas críticas.
Segundo o diretor de Comunicação da pasta, Marcone
Gonçalves, a peça estava equivocada e, por isso, houve incompreensão do
material. Ele disse que, apesar de o ministério permanecer com a campanha, todo
o conteúdo das peças será reavaliado. Para ele, as reações foram salutares.
"O ambiente democrático das redes sociais é para isso. A crítica é
fundamental para o ministério fazer mais e fazer melhor".
O tema deste ano retoma a campanha feita no carnaval de 2014 e, segundo a
assessoria, foi a responsável por agregar cerca de 400 mil usuários ao perfil
do ministério no ano passado. A ideia é mostrar situações que podem ser
causadas pelo excesso de consumo do álcool. Ainda segundo a assessoria, a
campanha será lançada no carnaval e divulgada até o fim deste ano em diferentes
eventos.
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